¿Cuándo una demonstración es más perspicua que outra?

Autores

  • José Seoane Instituto de Filosofía-FHCE UdelaR – Uruguay SNI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2017v21n3p427

Resumo

As demonstrações contribuem para o conhecimento matemático além da novidade de seus resultados. Isso torna uma tarefa filosoficamente relevante investigar como diferentes demonstrações do mesmo resultado especificam essa contribuição. Este ensaio compara (seguindo um trabalho recente de John Dawson) diversas demonstrações de um resultado elementar da teoria dos números, com relação a uma relação específica: "... para ser mais perspicaz que ...". A principal conclusão deste trabalho visa destacar (nos casos considerados) a relevância da análise dos contrastes estratégicos e expressivos nas diversas manifestações. Em particular, a comparação de tal dinâmica como estratégia visou uma melhor compreensão da relação de perspicácia entre as demonstrações.

Biografia do Autor

José Seoane, Instituto de Filosofía-FHCE UdelaR – Uruguay SNI

Nací el 17/11/1959. Master en Lógica y Filosofía de la Ciencia por la Universidad de Campinas (Brasil) y Doctor en Filosofía por la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). He publicado un libro Lógica y argumentación y artículos en revistas especializadas nacionales y extranjeras en las áreas de lógica y filosofía de las ciencias formales. Trabajo en el Instituto de Filosofía, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, de la Universidad de la República e integro el Sistema Nacional de Investigadores.

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos