Conhecimento sem valor?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1808-1711.2018v22n2p339Resumo
O problema do valor é o problema que surge a partir do seguinte raciocínio: se tanto o conhecimento como a mera crença verdadeira são igualmente úteis, então por qual razão o conhecimento é mais valioso do que a mera crença verdadeira? Apesar de ser formulado inicialmente no diálogo Meno, de Platão, o problema do valor parece ter recebido pouca atenção desde então. Na epistemologia contemporânea, o problema do valor volta a ser central, sendo uma exigência a uma boa teoria do conhecimento ser capaz também de explicar o valor do conhecimento. Recentemente, novas demandas ao problema do valor surge, exigindo que se explique não só porque o conhecimento é mais valioso, mas também porque o conhecimento possui valor final. Neste artigo, duas respostas ao problema do valor que foram formuladas recentemente são analisadas, a saber, a resposta confiabilista e a resposta da epistemologia das virtudes, e se concluirá que ambas falham em explicar o valor final do conhecimento.
O problema do valor é o problema que surge a partir do seguinte raciocínio: se tanto o conhecimento como a mera crença verdadeira são igualmente úteis, então por qual razão o conhecimento é mais valioso do que a mera crença verdadeira? Apesar de ser formulado inicialmente no diálogo Meno, de Platão, o problema do valor parece ter recebido pouca atenção desde então. Na epistemologia contemporânea, o problema do valor volta a ser central, sendo uma exigência a uma boa teoria do conhecimento ser capaz também de explicar o valor do conhecimento. Recentemente, novas demandas ao problema do valor surge, exigindo que se explique não só porque o conhecimento é mais valioso, mas também porque o conhecimento possui valor final. Neste artigo, duas respostas ao problema do valor que foram formuladas recentemente são analisadas, a saber, a resposta confiabilista e a resposta da epistemologia das virtudes, e se concluirá que ambas falham em explicar o valor final do conhecimento.
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