Valores na ciência: devemos dar adeus à imparcialidade?

Autores

  • Claudio Ricardo Martins dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2021.e80526

Resumo

Na primeira metade do século XX, os filósofos da ciência costumavam sustentar que a aceitação correta de teorias na ciência derivava de sua conformação a certas regras. Porém, a partir da virada historicista e prática na filosofia da ciência, a aceitação de teorias passou a ser analisada com base em valores, em vez de regras estabelecidas a priori. Neste artigo, analisarei quatro posições paradigmáticas sobre o papel dos valores na ciência. A primeira posição, articulada por Hugh Lacey, defende um ideal regulador de ‘imparcialidade’ na aceitação de teorias científicas como estabelecidas. As outras posições veiculam argumentos que parecem conflitar com esse ideal. Caracterizo-os como ‘argumento dos pontos cegos’, ‘argumento do risco indutivo’ e ‘argumento da aceitação baseada na confiança’. A partir dessa análise, defenderei duas teses principais. Minha primeira tese é de que o ideal de imparcialidade é compatível com os argumentos recém-mencionados. Minha segunda tese é de que a defesa da imparcialidade tem a vantagem de fornecer um suporte para a autoridade epistêmica do conhecimento científico adequadamente estabelecido. Seguindo Lacey, argumentarei que as teorias só podem ser aceitas como estabelecidas sob domínios específicos de fenômenos. Mas teorias também são aceitas com outros fins, por exemplo, quando são adotadas para desenvolver a pesquisa ou quando são endossadas para informar a legitimidade de uma ação. Em tais casos de aceitação de teorias, a imparcialidade não é possível nem desejável, o que exige o suporte de outros ideais.

Referências

Biddle, J. 2013. State of the Field: Transient Underdetermination and Values in Science. Studies in History and Philosophy of Science, 44: 124–33.

Bueter, A. 2015. The irreducibility of value-freedom to theory assessment. Studies in History and Philosophy of Science, 49: 18–26.

Cohen, L. 1970. The implications of induction. London: Methuen.

Douglas, H. 2000. Inductive Risk and Values in Science. Philosophy of Science, 67: 559–79.

Douglas, H. 2009. Science, Policy, and the Value-Free Ideal. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press.

Douglas, H. 2013. The Value of Cognitive Values. Philosophy of science, 80: 796–806.

Elliott, K. C. & McKaughan, D. J. 2009. How values in discovery and pursuit alter theory appraisal. Philosophy of Science, 76: 598–611.

Elliott, K. C. & Richards, T. 2017. Exploring inductive risk: Case Studies of Values in Science. New York: Oxford University Press.

Elliott, K. C. & Steel, D. 2017. Current Controversies in Values and Science. New York: Routledge.

Glymour, C. 1980. Theory and evidence. Princeton: Princeton University Press.

Goldman, A. & O’Connor, C. 2019. Social Epistemology. In: E. N. Zalta (ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Spring 2021 Edition. https://plato.stanford.edu/entries/epistemology-social/. Acesso: 30 ago. 2021.

Hacking, I. 1999. The Social Construction of What? Cambridge: Harvard University Press.

Hardwig, J. 1991. The Role of Trust in Knowledge. Journal of Philosophy, 88: 693–708.

Hempel, C. G. 1965. Science and Human Values. In: Aspects of Scientific Explanation and other Essays in the Philosophy of Science, p.81–96. New York: The Free Press.

Hempel, C. G. 1983. Values and objectivity in science. In: R. Cohen & L. Laudan (eds.), Physics, philosophy and psychoanalysis, p.73–100. Dordrecht: Reidel.

Kuhn, T. 2011 [1977]. Objetividade, juízo de valor e escolha de teoria. In: A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica, p.339–59. Trad. M. A. Penna-Forte. São Paulo: Editora Unesp.

Kuhn, T. 2013 [1970]. A estrutura das revoluções científicas. 12ª edição. Trad. B. V. Boeira & N. Boeira. São Paulo: Perspectiva.

Lacey, H. 1997. Ciência e valores. Manuscrito, 20: 9–36.

Lacey, H. 1999. Is Science Value Free? Values and Scientific Understanding. London: Routledge.

Lacey, H. 2002. A tecnociência e os valores do Fórum Social Mundial. In: I. Loureiro; J. C. Leite & M. E. Cevasco (eds.), O Espírito de Porto Alegre, p.123–47. São Paulo: Paz e Terra.

Lacey, H. 2003. A ciência e o bem-estar humano: uma nova maneira de estruturar a atividade científica. In: B. de S. Santos (ed.), Conhecimento prudente para uma vida decente: “Um discurso sobre as ciências” revisitado, p.449–69. Porto: Edições Afrontamento.

Lacey, H. 2008 [1998]. Valores e atividade científica 1. 2a edição. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34.

Lacey, H. 2010. Valores e atividade científica 2. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34.

Lacey, H. 2013. Rehabilitating neutrality. Philosophical Studies, 163: 77–83.

Lacey, H. 2015. ‘Holding’ and ‘endorsing’ claims in the course of scientific activities. Studies in History and Philosophy of Science, 53: 89–95.

Lacey, H. 2017. Distinguishing between cognitive and social values. In: K. Elliott & D. Steel (eds.), Current Controversies in Values and Science. New York and London: Routledge.

Lacey, H. 2021. The methodological strategies of agroecological research and the values with which they are linked. Studies in History and Philosophy of Science, 88: 292–303.

Lacey, H. & Mariconda, P. 2014. O modelo das interações entre os valores e as atividades científicas. Scientiae Studia, 12: 643–68.

Lakatos, I. 1978. The methodology of scientific debate. Cambridge: Cambridge University Press.

Laudan, L. 1977. Progress and its problems. Berkeley: University of California Press.

Laudan, L. 1984. Science and Values: the aims of science and their role in scientific debate. Berkeley: University of California Press.

Longino, H. 1990. Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in Scientific Inquiry. Princeton: Princeton University Press.

Longino, H. 1996. Cognitive and Non-cognitive Values in Science: Rethinking the Dichotomy. In: L. H. Nelson & J. Nelson (eds.), Feminism, Science, and the Philosophy of Science, p.39–58. Dordrecht: Kluwer.

Longino, H. 2002. The Fate of Knowledge. Princeton: Princeton University Press.

Longino, H. 2017. Valores, heurística e política do conhecimento. Trad. D. Aymoré. Scientiae Studia, 15: 39–57.

Longino, H. 2019. The Social Dimensions of Scientific Knowledge. In: E. N. Zalta (ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Summer 2019 Edition. https://plato.stanford.edu/archives/sum2019/entries/scientific-knowledge-social/. Acesso: 30 ago. 2021.

McMullin, E. 1982. Values in Science In: P. Asquith & T. Nickles (eds.). PSA: Proceedings of the 1982 Biennial Meeting of the Philosophy of Science Association, p.3–28, vol.2. East Lansing: Philosophy of Science Association. JSTOR, www.jstor.org/stable/192409. Acesso: 30 ago. 2021.

Popper, K. 1959. The logic of scientific discovery. New York: Harper.

Reis, C. R. M. & Pillar, V. D. P. 2018. Valores, Estratégias de Pesquisa e Aplicação do Conhecimento: Os Campos Sulinos em Questão. Principia, 22: 461–83.

Rolin, K. 2015. Values in Science: The Case of Scientific Collaboration. Philosophy of Science, 82: 157–77.

Rooney, P. 1992. On Values in Science: Is the Epistemic/Non-epistemic Distinction Useful? In: D. Hull, M. Forbes & K. Okruhlik (eds.), PSA: Proceedings of the 1992 Biennial Meeting of the Philosophy of Science Association, p.13–22, vol.1. East Lansing: Philosophy of Science Association. JSTOR, www.jstor.org/stable/192740. Acesso: 30 ago. 2021.

Rooney, P. 2017. The Borderlands Between Epistemic and Non-Epistemic Values. In: K. Elliott & D. Steel (eds.), Current Controversies in Values and Science. New York and London: Routledge.

Rudner, R. 1953. The Scientist Qua Scientist Makes Value Judgments. Philosophy of Science, 20: 1–6.

Salmon, W. 1966. The foundations of scientific inference. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press.

Steel, D. 2010. Epistemic Values and the Argument from Inductive Risk. Philosophy of Science, 77: 14–34.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Special Issue: Science and Values