Percepção de esforço da sessão e a tolerância ao estresse em jovens atletas de voleibol e basquetebol

Autores

  • Alexandre Moreira Universidade de São Paulo. SP. Brasil
  • Camila Gobbo de Freitas Universidade de São Paulo. SP. Brasil
  • Fábio Yuzo Nakamura Universidade Estadual de Londrina. Londrina PR. Brasil
  • Marcelo Saldanha Aoki Universidade de São Paulo. SP. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n5p345

Resumo

O estudo investigou o efeito da distribuição da carga de treinamento sobre a percepção de fontes e sintomas de estresse durante 6 semanas de treinamento de jovens atletas. A fim de aferir a carga interna de treinamento e a tolerância ao estresse, foram utilizados o método da percepção subjetiva de esforço da sessão (PSE da sessão) e o questionário DALDA, respectivamente. A ANOVA com medidas repetidas revelou maiores cargas de treinamento nas duas primeiras semanas (P<0,05). Interessantemente, nas duas primeiras semanas, também foram observados sintomas de estresse aumentados, com tendência similar para as fontes de estresse, quando analisado o grupo todo. Foi detectado aumento significante para as respostas “pior do que o normal” na parte B do DALDA (sintomas de estresse), no subgrupo com maior carga média de treinamento (>400UA) (ANOVA two way; P < 0,05). Os achados do presente estudo confirmam a hipótese de que a carga interna de treinamento afeta a tolerância ao estresse. Estes resultados reforçam a importância do monitoramento regular do processo de treinamento, a fim de atenuar a ocorrência de adaptações deletérias e otimizar respostas adaptativas desejadas.

Biografia do Autor

Alexandre Moreira, Universidade de São Paulo. SP. Brasil

Departamento de Esporte - Treinamento Esportivo

Camila Gobbo de Freitas, Universidade de São Paulo. SP. Brasil

Departamento de Esporte (estudante de graduação)

Fábio Yuzo Nakamura, Universidade Estadual de Londrina. Londrina PR. Brasil

Departamento de Educação Física - Fisiologia do Exercício

Marcelo Saldanha Aoki, Universidade de São Paulo. SP. Brasil

Escola de Artes Ciências e Humanidades

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais