Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os autores confirmam que leram e que concordam com todas as normas da revista.
- Os autores confirmam que todos os aspectos éticos da legislação vigente foram atendidos no artigo.
- Os autores confirmam que todo o conteúdo do artigo é original e não um plágio (total ou pacial).
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas da revista.
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. Com exceção dos arquivos suplementares (se houver) que estão em formato PDF.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista
Diretrizes para Autores
ESCOPO E POLÍTICA
A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano é uma revista de Educação Física, Esporte e áreas afins, cujo foco é o movimento humano, sendo revisada por um painel internacional de pares, com ênfase na mensuração do homem nas suas vertentes morfológica e funcional, bem como os fatores condicionantes da performance física. Dado o caráter multidisciplinar da revista, estas áreas de estudo são abordadas em vários contextos, com interações com aspectos sociais, comportamentais, de saúde e ambientais.
A revista publica artigos em língua inglesa.
A revista publica artigos originais, artigos de revisão/atualização, e pontos de vista.
Todos os artigos devem ser submetidos em língua inglesa.
Política de ética e transparência na publicação
Princípios gerais
A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano segue as orientações de ética e transparência na publicação contidas nos documentos “Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas”, publicado pelo Committee on Publication Ethics (COPE), pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ), pela Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA) e pela World Association of Medical Editors (WAME). Os documentos podem ser acessados na íntegra em https://publicationethics.org/ e https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf
Aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
Todos os trabalhos submetidos à Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano devem ter seguido as recomendações de ética em pesquisa da Declaração de Helsinque e as normas constantes nas Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil (no caso de estudos desenvolvidos no Brasil). Para estudos desenvolvidos em outros países, as recomendações de ética em pesquisa da Declaração de Helsinque devem ser atendidas e a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa institucional deve ser obtida. A aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é dispensada para estudos que analisam dados agregados e sem identificação das pessoas, tais como aqueles disponíveis em bancos de dados oficiais de domínio público, artigos de revisão de literatura e pontos de vista.
Registro de ensaios clínicos
A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano apoia as políticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para registro de ensaios clínicos, reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação em acesso aberto. Por essa razão, são aceitos para publicação somente os artigos de pesquisa clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação/aprovação deverá ser registrado na seção de método do artigo.
As entidades que registram ensaios clínicos segundo os critérios do ICMJE são:
- Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR);
- gov;
- International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN);
- Nederlands Trial Register (NTR);
- UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR);
- WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP).
Manuscritos-preprints
A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano aceita a submissão de manuscritos-preprints, ou seja, que estão depositados em um servidor de preprints.
No momento da submissão do artigo à Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, os autores devem informar se o artigo é um preprint. Se o artigo for um preprint, os autores devem informar o nome do servidor preprint e o DOI do artigo no servidor preprint.
Alguns exemplos de servidores oficiais de manuscritos-preprints são:
SciELO preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/about/submissions
EmeRI: https://preprints.ibict.br/
Compartilhamento de dados
A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano incentiva que os autores disponibilizem publicamente os dados brutos dos seus estudos e as rotinas utilizadas nas análises dos dados.
Em relatos de ensaios randomizados controlados e de qualquer outro tipo de estudo de intervenção, somente serão considerados para publicação se os autores se comprometerem a disponibilizar os dados relevantes dos participantes (sem identificação individual), em acesso aberto ou de forma individualizada, em atendimento a pedido.
Abertura na avaliação por pares
A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano oferece aos autores dos manuscritos a opção de abertura na avaliação por pares. Ao submeter o artigo, os autores poderão optar pela abertura na avaliação por pares. Nesse processo, os autores poderão optar pela publicação dos pareceres dos revisores quando da aprovação do manuscrito. Além disso, os autores podem optar por interagir diretamente com os revisores do manuscrito durante o processo de avaliação.
No processo de abertura de avaliação por pares, os revisores dos manuscritos serão consultados se: 1) querem tornar os seus nomes públicos para os autores; 2) querem tornar os seus nomes públicos quando da aprovação/publicação do manuscrito; 3) querem interagir diretamente com os autores do manuscrito durante o processo de avaliação; 4) querem publicar os seus pareceres quando da aprovação/publicação do manuscrito.
Somente com a concordância de ambas as partes (autores e revisores) é que serão publicados juntamente com o artigo os nomes dos revisores. Somente com a concordância de ambas as partes (autores e revisores) é que serão publicados juntamente com o artigo os pareceres de avaliação. Somente com a concordância de ambas as partes (autores e revisores) é que será realizada a interação direta entre os autores e os revisores.
CONFLITO DE INTERESSE, MÁ CONDUTA DE PESQUISA, DIREITOS HUMANOS, CONSENTIMENTO INFORMADO
Nossa política editorial encoraja fortemente a integridade da pesquisa, o respeito aos direitos humanos, o respeito aos dados pessoais e, geralmente, apoiamos a ótica tanto na conduta de pesquisa quanto na comunicação científica.
Os conflitos financeiros não declarados podem minar seriamente a credibilidade da revista, dos autores e da própria ciência. Os conflitos de interesse mais óbvios são as relações financeiras, tais como: emprego, posse de ações, subsídios, patentes. Conflitos também podem existir como resultado de relacionamentos pessoais, competição acadêmica e paixão intelectual. Todos os autores são solicitados a divulgar qualquer conflito de interesses real ou potencial, incluindo quaisquer relacionamentos financeiros, pessoais ou outros com outras pessoas ou organizações que possam influenciar de forma inadequada ou que possam influenciar o seu trabalho.
Má conduta em pesquisa de acordo com as políticas e procedimentos do National Institutes of Health - NIH (https://www.nih.gov/) e da American Psychological Association (https://www.apa.org/), entre outras, definida como:
- Fabricação (criação de dados ou resultados)
- Falsificação (manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa ou alteração ou omissão de dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa).
- Plágio (apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado).
A ética é a mais alta prioridade para todas as atividades na realização de pesquisa, na qual se devem respeitar os princípios éticos e as legislações nacionais e internacionais pertinentes. A questão ética mais comum geralmente inclui: a proteção de crianças, pacientes e outras populações vulneráveis, privacidade e proteção de dados. Encorajamos a publicação dos resultados de pesquisa do estudo em que todos os participantes da pesquisa tenham assinado o termo de consentimento informado e receberam informações completas sobre os possíveis efeitos, benefícios, e consequências da intervenção de pesquisa.
Ao relatar pesquisas envolvendo seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos foram avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (ou de pesquisas com animais) (institucional e nacional), e se tais procedimentos estavam de acordo com a Declaração de Helsinque como revisada em 2013. Todos os trabalhos submetidos à Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano devem ter seguido as recomendações de ética em pesquisa da Declaração de Helsinque e as normas constantes nas Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil (no caso de estudos desenvolvidos no Brasil). Para estudos desenvolvidos em outros países, as recomendações de ética em pesquisa da Declaração de Helsinque devem ser atendidas e a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa institucional deve ser obtida. A aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa é dispensada para estudos que analisam dados agregados e sem identificação das pessoas, tais como aqueles disponíveis em bancos de dados oficiais de domínio público, artigos de revisão de literatura e pontos de vista.
Na seção de método do estudo dos artigos que empregaram amostra de humanos ou de animais, os autores devem adicionar a informação sobre a aprovação do protocolo de pesquisa em Comitê de Ética institucional. Ademais, adiciona-se também o número de protocolo de aprovação.
POLÍTICA DE ESTUDOS ENVOLVENDO ANIMAIS
A revista não incluirá artigos baseados em trabalhos que envolvam dor desnecessária, angústia, sofrimento ou danos permanentes aos animais. Os manuscritos descrevendo pesquisas envolvendo animais devem incluir detalhes apropriados, na seção de métodos, dos animais utilizados, alojamento e alimentação, delineamento experimental, procedimentos experimentais, considerações éticas e licenças e aprovações sob as quais o trabalho foi realizado.
Na preparação de manuscritos descrevendo o trabalho com animais, os autores devem usar as diretrizes do ARRIVE. Estas diretrizes estão disponíveis em: http://www.nc3rs.org.uk/downloaddoc.asp?id=1206&page=1357&skin=0
PARA SER PUBLICADO, O MANUSCRITO TEM QUE SER APROVADO EM TRÊS PASSOS:
Análise Prévia.
O manuscrito somente será enviado aos revisores após aprovado em uma análise prévia pelo conselho editorial, na qual serão observados: a adequação aos objetivos e à política editorial da revista; o formato de apresentação de artigos; e o potencial de publicação do manuscrito.
Avaliação pelos Pares (peer review)
Essa revista adota o sistema double-blind review. Os critérios da revista para aceitar artigos incluem: a apropriação do manuscrito para o escopo da revista, mérito geral do manuscrito, dados relevantes, normatização e formatação, aderência às diretrizes da revista, originalidade, validade dos dados, clareza da escrita, repercussões das conclusões e contribuição científica para a Educação Física, Esportes e áreas afins. Cada manuscrito avaliado por, no mínimo, dois Revisores, sendo garantido o anonimato durante o julgamento. Os Revisores farão comentários pontuais e gerais quanto ao mérito científico do trabalho e decidirão se o mesmo deve ser aprovado, recusado ou aprovado com correções (esta indicação não garante a publicação). O artigo com as correções passará por novo processo de avaliação.
Os Revisores enviam seus pareceres ao Editor Científico, o qual encaminhará resposta ao autor responsável, via correio eletrônico/sistema da revista. Os Editores, de posse das análises dos Revisores, tomarão a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os revisores, poderá ser solicitado um parecer de um novo Revisor.
Durante o processo de avaliação por pares pode haver a abertura na avaliação por pares. A abertura na avaliação por pares somente haverá se houver concordância entre autores e revisores. Em hipótese alguma haverá abertura na revisão por pares sem a concordância de ambas as partes (autores e revisores). Se ambas as partes (autores e revisores) concordarem com a abertura na revisão por pares, tal abertura poderá incluir todas ou alguns desses quesitos, conforme concordância de ambas as partes: 1) tornar os nomes dos revisores públicos para os autores, e vice-versa; 2) tornar os nomes dos revisores públicos quando da aprovação/publicação do manuscrito; 3) interação direta entre os autores e os revisores; 4) publicar os pareceres dos revisores quando da aprovação/publicação do manuscrito.
Redação/Estilo
As revisões ortográficas, de normas e de estilo da revista completam o processo de avaliação.
Se necessário, o Conselho Editorial estará envolvido em investigações sobre quaisquer questões éticas e legais e se comunica com o(s) autor(es) em caso de: reclamações de plágio, publicações múltiplas, duplicadas, simultâneas e concorrentes, apropriação indevida de resultados de pesquisa, violações de padrões de pesquisa, conflitos de interesse não revelados, alegações de erros de pesquisa. Se estas questões não forem resolvidas, o Conselho Editorial se recusará a publicar tais manuscritos. Ao investigar má conduta de pesquisa, o Conselho Editorial fornecerá as salvaguardas máximas para os informantes, que devem agir de boa fé e para os autores será dada oportunidade de responder às alegações e acesso razoável aos dados e outras evidências que apóiam as alegações.
O Conselho Editorial também lidará com publicações suspeitas do tipo ‘salame’. A decisão final sobre similaridade aceitável com publicações prévias é do Conselho Editorial e dependerá da quantidade e relevância dos dados duplicados. Antes de tomar a decisão, o Conselho Editorial contatará o(s) autor(es) para esclarecimentos.
O Conselho Editorial se comunicará com os revisores dos manuscritos durante todo o processo de revisão por pares.
O Conselho Editorial garantirá a confidencialidade e imparcialidade das avaliações.
O Conselho Editorial informará aos revisores sobre a decisão final em relação aos manuscritos.
A Revista adota o sistema Ithenticate para identificação de plagiarismo.
O manuscrito e todos os documentos suplementares devem ser submetidos via on line http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/login
TAXA DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS
Não há taxas de submissão e de avaliação de artigos
PARA ARTIGOS APROVADOS
Após o artigo ser aceito, ele será encaminhado à editoração/diagramação. Todos os custos com o processo de editoração/diagramação competem aos autores. Esses custos variam de acordo com o que as empresas que prestam serviços de editoração/diagramação cobram. Após o aceite do artigo, os autores são informados dos custos com o processo de editoração/diagramação. Não há descontos para nenhum autor e/ou instituição. Atualmente, os custos com o processo de editoração/diagramação é de R$ 1.000,00 (um mil reais) por artigo - ou US$ 300,00 (trezentos dólares americanos, para autores estrangeiros).
FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS
Os artigos devem ser submetidos em língua inglesa. Artigos submetidos em outros idiomas não serão aceitos. Cada artigo deve ter, um abstract e keywords na língua inglesa, um resumo com palavras chaves na língua portuguesa. O conselho editorial da revista entrará em contato com os autores para os procedimentos após o artigo ser aceito. Os estudos devem ser apresentados de forma que qualquer pesquisador interessado possa reproduzir os resultados. Para isso estimulamos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:
- CONSORT checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados (http://www.consort-statement.org/)
- STARD checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica (http://www.stard-statement.org/)
- MOOSE checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/systematic-reviews-and-meta-analysis-of-preclinical-studies-why-perform-them-and-how-to-appraise-them-critically/)
- PRISMA checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises (http://www.prisma-statement.org/)
- STROBE checklist para estudos observacionais (https://www.strobe-statement.org/index.php?id=strobe-home)
- RATS checklist para estudos qualitativos (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/qualitative-research-review-guidelines-rats/)
Informações adicionais sobre os itens exigidos para apresentação do manuscrito estão descritos mais adiante.
Seções de Artigos Publicados
São aceitos artigos nas seguintes categorias: Artigos científicos originais; Artigos de Revisão/Atualização; e Pontos de Vista. Todos os artigos submetidos a essas categorias devem se enquadrar no objetivo e política editorial da revista.
Artigos Originais
Esta seção destina-se a divulgar pesquisas originais que apresentem resultados relevantes, que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. O artigo deve ser estruturado em: título, autores, afiliação dos autores acompanhada pelos respectivos números do ORCID (http://orcid.org), resumo (com palavras-chaves), abstract (com keywords), introdução, método, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. Mais detalhes sobre a formatação do artigo para submissão encontram-se na seção de estruturação do artigo mais adiante.
Informações adicionais para artigos originais
- Devem ter até 2.500 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências).
- As tabelas e figuras, limitadas a 5 (cinco) no conjunto, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.
- Resumo e abstract devem ter até 250 palavras, cada um. O resumo (e o abstract) deve vim acompanhado de 3 (três) até 5 (cinco) palavras-chaves (keywords), separadas por ponto e vírgula e em ordem alfabética. As palavras-chaves e os keywords devem ser obrigatoriamente indexados no DECS (descritores em ciência da saúde - http://decs.bvs.br/).
- Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 30, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (Dissertações, Teses, relatórios, sites de internet, resumos em Anais de evento, e outros) devem ser evitadas.
- Limita-se a nove o número máximo de autores.
Artigos de Revisão/Atualização
São aceitos artigos de revisão narrativa, revisões sistemáticas ou meta-análises. Não são aceitos artigos de revisão integrativa.
Os artigos de revisão sistemática e meta-análise são preferidos nessa seção. Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva-se responder à pergunta específica e de relevância para a área do escopo da revista. O artigo deve ser estruturado em: título, autores, afiliação dos autores acompanhada pelos respectivos números do ORCID (http://orcid.org), resumo, abstract, introdução, método, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. Descrever com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles estudos que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Consulte:
- MOOSE checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/systematic-reviews-and-meta-analysis-of-preclinical-studies-why-perform-them-and-how-to-appraise-them-critically/)
- PRISMA checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises (http://www.prisma-statement.org/)
A revisão narrativa é destinada à avaliação crítica e sistematizada da literatura e deve conter: título, autores, afiliação dos autores acompanhada pelos respectivos números do ORCID (http://orcid.org), resumo (com palavras-chaves), abstract com keywords), introdução (incluir procedimentos adotados, delimitação e limitação do tema), desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas.
Informações adicionais para todos os artigos de revisão (narrativa, sistemáticas ou meta-análises)
- Devem conter até 3.500 palavras (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências).
- As tabelas e figuras, limitadas a 4 no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.
- Resumo e abstract devem ter até 250 palavras, cada um. O resumo (e o abstract) deve vim acompanhado de 3 (três) até 5 (cinco) palavras-chaves (keywords), separadas por ponto e vírgula e em ordem alfabética. As palavras-chaves e os keywords devem ser obrigatoriamente indexados no DECS (descritores em ciência da saúde - http://decs.bvs.br/).
- Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 40, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (Dissertações, Teses, relatórios, sites de internet, resumos publicados em Anais de eventos científicos e outros) devem ser evitadas
- Limita-se a quatro o número máximo de autores para revisões narrativas.
- Limita-se a nove, o número máximo de autores para revisões sistemáticas e/ou meta-análises.
Artigo do tipo Pontos de vista
Destinados a expressar opinião sobre assuntos, que ilustrem situações pouco frequentes ou contraditórias, as quais mereçam maior compreensão e atenção por parte dos profissionais da Educação Física, Esportes e áreas afins. Deve conter: título, autores, afiliação dos autores acompanhada pelos respectivos números do ORCID (http://orcid.org), resumo (com palavras-chaves), abstract (com keywords), introdução, tópicos de discussão, considerações finais e referências bibliográficas.
Informações adicionais para pontos de vista
- Devem ter até 2.000 palavras, (excluindo resumo, abstract, tabelas, figuras e referências).
- As tabelas e figuras, limitadas a 2 (dois) no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.
- Resumo e abstract devem ter até 200 palavras, cada um. O resumo (e o abstract) deve vim acompanhado de 3 (três) até 5 (cinco) palavras-chaves (keywords), separadas por ponto e vírgula e em ordem alfabética. As palavras-chaves e os keywords devem ser obrigatoriamente indexados no DECS (descritores em ciência da saúde - http://decs.bvs.br/).
- Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 15, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (Dissertações, Teses, relatórios, sites de internet, resumo em Anais de eventos e outros) devem ser evitadas..
- Limita-se a três, o número máximo de autores.
Formato de Apresentação dos Artigos
Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens de 2,5 cm, espaçamento 1,5 entre as linhas, fonte Arial 12. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita a partir da primeira página.
Tabelas, Figuras e Quadros
As tabelas devem estar inseridas no texto em seu devido lugar e com a respectiva legenda, sendo que as mesmas devem ser planejadas para serem apresentadas em 8 cm ou 17 cm de largura. O título das figuras deverá ser colocado sob as mesmas e os títulos das tabelas e quadros sobre os mesmos, devendo seguir a padronização abaixo.
As figuras devem ser enviadas nos formatos: power point, excel ou word - evitando o envio de ilustrações e gráficos no formato jpg, gif, png, etc. Se não for possível, enviar as ilustrações e gráficos no formato PDF e EPS.
Exemplo de como colocar o título da tabela/figura:
Tabela 1. Características cineantropométricas de homens e mulheres nadadores de elite.
Figura 1. Distribuição do percentual de gordura entre o grupo controle e experimental.
Estruturação do artigo
Primeira Página
1) Categoria do artigo;
2) Título em Inglês e Português (Não usar abreviaturas);
3) Título resumido (Não usar abreviaturas);
4) Nome completo dos autores, suas afiliações institucionais, indicando estado e país, acompanhada pelos respectivos números do ORCID (http://orcid.org). Não permitido siglas no nome das instituições;
5) Informar o Comitê de Ética, a Instituição a qual está vinculado e o número do processo;
6) Nome e endereço completo, incluindo e-mail do autor responsável pelo artigo;
7) Contagem eletrônica do total de palavras (excluindo o resumo, abstract, tabelas/figuras e referências);
8) Opcional - os autores podem indicar até três nomes de Professores Doutores para serem avaliadores do artigo. Para tal, é necessário adicionar o nome completo, o e-mail e afiliação do possível revisor. O conselho editorial da revista tem total liberdade para escolher outros revisores.
Segunda Página
Resumo e abstract
Os resumos são descritivos, mas devem conter implicitamente a introdução, o objetivo, o método, os resultados, e as conclusões. Assim, não é necessário redigir os termos "Introdução", "Objetivo", "Métodos", "Resultados" e "Conclusões" no resumo. O resumo deve ser redigido em um único parágrafo. Citações bibliográficas não devem ser incluídas. As palavras-chave (keywords) em número de 3 a 5 devem ser indicadas logo abaixo do resumo e do abstract, separadas por ponto e vírgula e em ordem alfabética, extraídas do vocabulário “Descritores em Ciências da Saúde” (http://decs.bvs.br/).
Texto principal do manuscrito
Após o resumo e o abstract, em uma nova página deve ser colocado o texto principal do artigo. Visite as especificações para cada categoria de artigo, na qual se encontram as seções necessárias.
Referências Bibliográficas
As referências devem ser numeradas e apresentadas seguindo a ordem de inclusão no texto, segundo o estilo Vancouver (http://www.icmje.org). As abreviações das revistas devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline - na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus, ou através do site http://www.nlm.nih.gov/. Somente utilizar revistas indexadas. Todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula, sem espaço e sobrescritas (Ex.: Estudos2,8,26 indicam...; Silva et al.6,7,10). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas de forma sobrescrita, sendo separadas por um traço (Exemplo: 5-8).
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
Livro utilizado no todo
Malina RM, Bouchard C. Growth, maturation and physical activity. Champaign: Human Kinetics; 1991.
Capítulo de Livro
Petroski EL. Cineantropometria: caminhos metodológicos no Brasil. In: Ferreira Neto A, Goellner SV, Bracht V, organizadores. As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Ed. Autores Associados; 1995. p. 81-101.
Dissertação/Tese
Yonamine RS. Desenvolvimento e validação de modelos matemáticos para estimar a massa corporal de meninos de 12 a 14 anos, por densitometria e impedância bioelétrica. [Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2000.
Artigos de Revista (até seis autores)
Silva SP, Maia JAR. Classificação morfológica de voleibolistas do sexo feminino em escalões de formação. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2003;5(2):61-68.
Artigos de Revista (mais de seis autores)
Maia JAR, Silva CARA, Freitas DL, Beunen G, Lefevre J, Claessens A, et al. Modelação da estabilidade do somatotipo em crianças e jovens dos 10 aos 16 anos de idade do estudo de crescimento de Madeira - Portugal. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2004;6(1):36-45.
Documentos eletrônicos
Brasil. Indicadores e dados básicos: IDB Brasil [Internet]. 2010 [acessado em 7 mar. 2019]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2010/matriz.htm#mort
Agradecimentos
Os agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma, mas que não preenchem os requisitos para participar da autoria, devem ser colocados após as referências bibliográficas, contanto que haja permissão das mesmas. Apoio econômico, de material e outros, também podem constar neste tópico.
Financiamento
Os autores devem descrever (se houver) as fontes e agências financiadoras da pesquisa com a indicação do número do processo de financiamento. Caso não haja financiamento para a pesquisa, os autores devem escrever nesse tópico, já no momento da submissão, a seguinte frase: Esse estudo não recebeu nenhum tipo de auxílio financeiro externo e foi financiado pelos próprios autores.
Aspectos Éticos
Os artigos originais que utilizaram amostra de humanos ou de animais somente serão publicados se tiveram aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa institucional e se respeitar os padrões de ética em pesquisa da Declaração de Helsinque. Nesse tópico, os autores devem escrever a seguinte frase: A aprovação ética foi obtida a partir do Comitê de Ética em Pesquisa com [Seres Humanos ou Animais] da instituição [Colocar o nome da Universidade ou Instituto que aprovou o estudo], e o protocolo foi escrito de acordo com os padrões estabelecidos pela Declaração de Helsinque.
Conflito de Interesses
Os autores devem relatar se há algum tipo de conflito de interesses com a pesquisa e com os dados apresentados. Caso não haja conflito de interesses a declarar, os autores devem escrever já no momento da submissão a seguinte frase: Os autores não têm conflito de interesses a declarar.
Contribuição dos autores
Os autores devem relatar a contribuição de cada um dos autores para o artigo. Somente se considera como autor do trabalho aquela pessoa que contribuiu substancialmente para o planejamento e/ou desenvolvimento e/ou escrita e/ou análise crítica e teórica para o objeto apresentado. Todos os autores devem ter lido e aprovado a versão final do manuscrito. Os autores devem escrever a seguinte frase, já no momento da submissão, nesse tópico: Concepção e delineamento do experimento: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Realização dos experimentos: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Análise dos dados [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Contribuição com reagentes/materiais de pesquisa/ferramentas de análise: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Escrita do artigo: [Adicionar as iniciais do nome dos autores que fizeram essa etapa]. Todos os autores leram e aprovaram a versão final do manuscrito.
DOCUMENTO SUPLEMENTAR
Documento Suplementar é material revisado por pares, diretamente relevante, para a conclusão de um artigo que não pode ser incluído na versão final do artigo por razões de espaço ou meio (por exemplo, videoclipes ou arquivos de som). O material suplementar não é editado, portanto, os autores devem garantir que seja apresentado de forma clara e sucinta, e que o estilo dos termos esteja de acordo com o resto do artigo. O material suplementar de um artigo aceito para publicação será publicado em um repositório on-line, de acesso livre e aberto. O material suplementar não passará pela editoração/diagramação, de modo que será publicado da mesma maneira que os autores submeteram. Um weblink que permitirá acesso ao material suplementar será adicionado no artigo, após o artigo ser aceito para publicação.
Recomenda-se que todos os materiais suplementares sejam combinados em um único arquivo PDF e sejam submetidos no sistema da revista no momento em que o artigo é submetido. Entende-se como material suplementar os seguintes arquivos:
- Métodos Suplementares
- Tabela (s) Suplementar (es)
- Figura (s) Suplementar (es)
- Discussão Suplementar
- Equação (ões) Suplementar (es)
- Notas suplementares (incluindo notas esclarecendo análises estatísticas, agradecimentos, concessão ou outros números)
Alguns tipos de materiais suplementares não podem ser apresentados em formato PDF por motivos técnicos, como por exemplo: vídeos, áudios, bancos de dados, etc. Nesse caso, os autores devem submeter esses arquivos em seus formatos originais no momento da submissão do artigo no sistema de submissão da revista.
ENVIO DE MANUSCRITOS
Processo de submissão
Os artigos devem vir acompanhados pelas declarações A, B, C, D, E. O manuscrito e todas as declarações devem ser submetidos via on line http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/login
Endereço da Revista
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Desportos
E-mail: rbcdh@contato.ufsc.br
Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano
Campus Universitário - Trindade
Caixa Postal, 476 CEP 88010-970
Florianópolis - SC, Brasil
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SciELO: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1980-0037&lng=pt&nrm=iso
DECLARAÇÕES
A) Carta de apresentação (uma carta para o artigo, com o nome e a assinatura de todos os autores)
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano,
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, o qual se encaixa nas áreas de interesse da RBCDH. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da “concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho”; e, o autor 2 participou na “interpretação e redação do trabalho”. Ambos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à RBCDH. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
___________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
B) Declaração de responsabilidade (uma declaração por artigo, mas que deve conter o nome e assinatura de cada autor)
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição (especificar a contribuição): __________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
C) Declaração de responsabilidade pelos agradecimentos (uma declaração por artigo, com o nome e a assinatura de todos os autores)
Eu, (nome por extenso do autor responsável pela submissão), autor do manuscrito intitulado (título completo do artigo):
Certifico que todas as pessoas que não preencheram os critérios de autoria por não terem contribuído de maneira substancial para o artigo, estão nomeados com suas contribuições específicas em Agradecimentos no manuscrito.
Certifico que todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos forneceram a respectiva permissão por escrito.
_____/_____/_______ ________________________________
DATA NOME COMPLETO E ASSINATURA
D) Declaração de transferência de direitos autorais (uma declaração por artigo, com o nome e a assinatura de todos os autores)
Os autores cedem à Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano (On-line ISSN 1980-0037 Print ISSN 1415-8462), os direitos exclusivos de primeira publicação do artigo [TÍTULO], com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Autores:
__________________ __________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_________________ _____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
E) Declaração sobre Conformidade com a Ciência Aberta (uma declaração por artigo, com o nome e a assinatura de todos os autores)
Por meio deste formulário os autores do artigo ______[Título do artigo]_____ informam o periódico sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.
Preprints
Depósito do manuscrito em um servidor de preprints reconhecido pelo periódico.
O manuscrito é um preprint?
( ) Sim - Nome do servidor de Preprints:_____________
DOI do Preprint: ______________
( ) Não
Disponibilidade de Dados de Pesquisa e outros Materiais
Autores são encorajados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.
Os autores informam se os conteúdos subjacentes ao texto do manuscrito já estão disponíveis em sua totalidade e sem restrições ou assim estarão no momento da publicação?
( ) Sim, os conteúdos subjacentes ao texto da pesquisa estão contidos no manuscrito.
( ) Sim, os conteúdos já estão disponíveis - Segue títulos e respectivas URLs, números de acesso ou DOIs dos arquivos dos conteúdos subjacentes ao texto do artigo (use uma linha para cada dado): Título: ____________; URLs (ou DOIs): _____________
( ) Sim, os conteúdos estarão disponíveis no momento da publicação do artigo
( ) Não. Os dados estão disponíveis sob demanda dos pareceristas
( ) Não. Após a publicação, os dados estarão disponíveis sob demanda aos autores.
( ) Não. Os dados não podem ser disponibilizados publicamente. Justifique: __________________
Aberturas na avaliação por pares
Os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico.
Quando oferecida a opção, os autores concordam com a publicação dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito?
( ) Sim
( ) Não
Quando oferecida a opção, os autores concordam em interagir diretamente com os pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito?
( ) Sim
( ) Não
Autores:
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Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_________________ _____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY