Efeitos de exercícios aquáticos e orientação nutricional na composição corporal de crianças e adolescentes obesos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n4p232Resumo
O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de exercícios físicos aquáticos e orientação nutricional sobre a composição corporal em crianças e adolescentes obesos. Foram estudados 30 obesos com índice de massa corporal (IMC) acima do percentil 95, de acordo com o índice de massa corporal (IMC) proposto pela classificação de Center for Disease Control and Prevention (CDC, 2000), entre 10 e 16 anos, divididos em dois grupos: o primeiro grupo com iniciação e aprendizagem à natação (GNat, n=10) e o segundo com caminhada aquática em suspensão (Gcam =20). Na fase inicial e após 12 semanas, foram avaliados: peso, estatura, Índice de Massa Corporal (IMC), IMC-Escore Z, gordura relativa e absoluta, massa corporal magra relativa e absoluta. O programa consistiu de 12 encontros para a orientação nutricional (uma vez por semana) e 36 sessões de exercício físico (três vezes por semana). Utilizaram-se MANOVA e Teste Exato Fischer para a análise estatística, com nível de significância p<0,05. Após 12 semanas, o GCam apresentou redução significativa do IMC, IMC-Escore Z, gordura relativa e absoluta e aumento da massa corporal magra relativa e absoluta. Quando comparados os grupos, houve diferenças significativas para o GCam quanto à redução da gordura corporal (p = 0,014) e aumento da massa magra (p= 0,006) em relação ao GNat. O programa de caminhada aquática em suspensão aliado a um programa nutricional, pode resultar em importantes modificações na composição corporal de crianças e adolescentes obesos pela característica cíclica da atividade em relação ao grupo de aprendizado de natação.Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY