Maturação biológica: da sua relevância à aprendizagem do método TW3

Autores

  • Simonete Pereira Silva Universidade Regional do Cariri, CE. Brasil
  • Duarte Luis de Freitas Universidade da Madeira, Portugal
  • Gaston Prudence Beunen Katholieke Universiteit. Leuven. Bélgica
  • José Antonio Ribeiro Maia Universidade do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n5p352

Resumo

Este estudo teve os seguintes objetivos: (1) apresentar procedimentos metodológicos utilizados na estimação da idade óssea; (2) descrever o método Tanner-Whitehouse (TW3), e (3) destacar os resultados da reprodutibilidade deste método em crianças e jovens. A metodologia adotada na preparação do processo de aprendizagem e reprodutibilidade do método TW3 foi estruturada em três fases, tendo sido realizadas em duas Instituições de ensino (Portugal e Bélgica), sob a orientação e supervisão de avaliadores experientes. Após várias etapas de treinamento, os resultados alcançados na avaliação inter e intraobservador situaram-se entre 81,3 e 87,9%. Os resultados finais do estudo possibilitaram comprovar a eficácia de um rigoroso processo de treino, como elemento essencial na preparação prévia do avaliador, para a utilização da avaliação da maturação esquelética com base no método TW3.

Biografia do Autor

Simonete Pereira Silva, Universidade Regional do Cariri, CE. Brasil

Departamento de Educação Física

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais