O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas

Autores

  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Laboratório de Comportamento Motor. São Paulo, SP. Brasil
  • Alessandro Teodoro Bruzi Universidade Federal de Lavras. Departamento de Educação Física. Lavras, MG. Brasil;
  • Flavio Henrique Bastos Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Laboratório de Comportamento Motor. São Paulo, SP. Brasil
  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física. Pelotas, RS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n5p392

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura sobre a demonstração, uma importante fonte de informação no processo de aquisição de habilidades motoras, buscando apresentar o estado da arte, os principais desafios e algumas perspectivas de pesquisa. A demonstração tem sido investigada sob diferentes bases teóricas. A primeira delas é a teoria de aprendizagem social de Bandura, na qual foram apresentadas proposições acerca de como a informação observada é processada pelo aprendiz. As pesquisas mais recentes têm procurado elucidar a natureza da informação observada e se fundamentam em duas abordagens teóricas: a motora e a da ação. Os resultados de pesquisas com base na teoria de Bandura mostram que, no ato da aprendizagem por observação, as características do modelo, do aprendiz, da demonstração e da habilidade motora potencializam diferentemente os subprocessos relacionados à formação de referência da ação. Já os estudos que têm investigado a natureza da informação apresentam avanços em ambas as abordagens teóricas, porém em ritmo lento. Para que novos avanços ocorram, sugere-se um intercâmbio metodológico entre as abordagens e a realização de investigações em que o aprendiz tenha maior controle sobre a solicitação e o uso da demonstração.

Biografia do Autor

Go Tani, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Laboratório de Comportamento Motor. São Paulo, SP. Brasil

Alessandro Teodoro Bruzi, Universidade Federal de Lavras. Departamento de Educação Física. Lavras, MG. Brasil;

Flavio Henrique Bastos, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Laboratório de Comportamento Motor. São Paulo, SP. Brasil

Suzete Chiviacowsky, Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física. Pelotas, RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2011-08-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão