Uma possível relação entre desempenho escolar e habilidades motoras: uma abordagem de rede neural

Autores

  • Cezary Kuśnierz Opole University of Technology. Institute of Physical Education. Opole, Poland.
  • Maria Fátima Glaner Grupo de Estudos em Medida, Avaliação, Cineantropometria e Desempenho Humano
  • Andrzej Tukiendorf Opole University of Technology. Institute of Physiotherapy. Opole, Poland
  • Jan Szczegielniak Opole University of Technology. Institute of Physiotherapy. Opole, Poland

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n5p373

Resumo

O objetivo deste estudo foi pesquisar uma resposta à questão se existe uma relação entre as notas escolares que refletem as habilidades humanísticas, síntese, ecológica e habilidades físicas, e melhores competências em termos de velocidade motora e de potência, em alunos do ensino médio. A testagem das habilidades específicas envolveram: teste de toque na placa para a medição da velocidade de membros superiores e teste de Fleishman para medir a velocidade dos membros inferiores. A medida da potência dos membros superiores foi feita por meio do lançamento da medicine ball e, a potência de membros inferiores por meio do teste de impulsão horizontal. Os resultados foram analisados utilizando a rede neural. Com base nos resultados obtidos foi indicado que as notas escolares em adolescentes do ensino médio podem ser usadas para estimar a potência motora. Neste caso, o coeficiente de correlação linear (r) entre os dados reais e os estimados excedeu o nível de r = 0,9. Em especial, foi estabelecido forte impacto estatístico entre os resultados em áreas ecológica, síntese e habilidades físicas. Paralelamente, os resultados de velocidade motora não indicaram forte correlação desse tipo (r <0,6). Sugere-se que maior atenção deve ser dada para as possíveis relações entre desempenho escolar e habilidades motoras em crianças e adolescentes. Essa informação é importante, particularmente na seleção de jovens com habilidades motoras avançadas em idade precoce.

Biografia do Autor

Cezary Kuśnierz, Opole University of Technology. Institute of Physical Education. Opole, Poland.

Maria Fátima Glaner, Grupo de Estudos em Medida, Avaliação, Cineantropometria e Desempenho Humano

Andrzej Tukiendorf, Opole University of Technology. Institute of Physiotherapy. Opole, Poland

Jan Szczegielniak, Opole University of Technology. Institute of Physiotherapy. Opole, Poland

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Publicado

2011-08-26

Edição

Seção

Artigos Originais