Efeito imediato da estimulação elétrica neuromuscular seletiva na atividade eletromiográfica do músculo vasto medial oblíquo

Autores

  • Denise DalAva Augusto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paula Pinheiro Ventura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Felipe de Souza Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jamilson Simões Brasileiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2008v10n2p155

Palavras-chave:

Síndrome da dor patelofemoral, Eletromiografia, Músculo vasto medial oblíquo, Músculo vasto lateral. <p> Patellofemoral pain syndrome, Electromyography, Vastus medialis oblique muscle, Vastus lateralis muscle.

Resumo

A Síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é descrita como dor anterior ou retro-patelar do joelho na ausência de outras patologias associadas, sendo freqüentemente associada à disfunção do Vasto Medial Oblíquo (VMO). Entretanto, diversos estudos têm demonstrado a impossibilidade de ativar seletivamente este músculo através de exercícios. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito imediato da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) seletiva no músculo VMO por meio do comportamento eletromiográfico dos músculos VMO e vasto lateral (VL). Foram avaliadas 18 mulheres saudáveis, com idade média de 23,2 anos e IMC médio de 20 Kg/m2. Os procedimentos do estudo incluíram uma análise eletromiográfica dos músculos VMO e VL, antes e imediatamente após a EENM do músculo VMO. Durante a análise eletromiográfica, as voluntárias realizaram uma contração isométrica voluntária máxima durante a extensão do joelho a 60° em um dinamômetro isocinético. A estimulação elétrica foi realizada através da corrente Russa. A análise dos dados mostrou um aumento significativo na intensidade de ativação do músculo VMO imediatamente após a estimulação do mesmo (p=0,0125), enquanto que a intensidade de ativação do músculo VL, não mostrou aumento significativo (p=0,924). Além disso, verificou-se também um aumento significativo na relação VMO/VL (p=0,048). No presente estudo, observou-se uma modificação na relação VMO/VL após a EENM, sugerindo que a mesma tem um efeito favorável no fortalecimento seletivo do VMO.

Biografia do Autor

Denise DalAva Augusto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mais informações:
Currículo Lattes

Jamilson Simões Brasileiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mais informações:
Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-07-18

Edição

Seção

Artigos Originais