Efeitos de exercícios aquáticos e orientação nutricional na composição corporal de crianças e adolescentes obesos

Autores

  • Neiva Leite Universidade Federal do Paraná
  • Leilane Lazarotto Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil
  • Jean Fuzetti Cavazza Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil
  • Maria de Fátima Aguiar Lopes Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil
  • Paulo César Baurace Bento Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil
  • Maria Emilia D. Von der Heyde Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil
  • Fabrício Cieslak Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil
  • Gerusa Eisfeld Milano Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n4p232

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de exercícios físicos aquáticos e orientação nutricional sobre a composição corporal em crianças e adolescentes obesos. Foram estudados 30 obesos com índice de massa corporal (IMC) acima do percentil 95, de acordo com o índice de massa corporal (IMC) proposto pela classificação de Center for Disease Control and Prevention (CDC, 2000), entre 10 e 16 anos, divididos em dois grupos: o primeiro grupo com iniciação e aprendizagem à natação (GNat, n=10) e o segundo com caminhada aquática em suspensão (Gcam =20). Na fase inicial e após 12 semanas, foram avaliados: peso, estatura, Índice de Massa Corporal (IMC), IMC-Escore Z, gordura relativa e absoluta, massa corporal magra relativa e absoluta. O programa consistiu de 12 encontros para a orientação nutricional (uma vez por semana) e 36 sessões de exercício físico (três vezes por semana). Utilizaram-se MANOVA e Teste Exato Fischer para a análise estatística, com nível de significância p<0,05. Após 12 semanas, o GCam apresentou redução significativa do IMC, IMC-Escore Z, gordura relativa e absoluta e aumento da massa corporal magra relativa e absoluta. Quando comparados os grupos, houve diferenças significativas para o GCam quanto à redução da gordura corporal (p = 0,014) e aumento da massa magra (p= 0,006) em relação ao GNat. O programa de caminhada aquática em suspensão aliado a um programa nutricional, pode resultar em importantes modificações na composição corporal de crianças e adolescentes obesos pela característica cíclica da atividade em relação ao grupo de aprendizado de natação.

Biografia do Autor

Neiva Leite, Universidade Federal do Paraná

Médica do Esporte e Professora de Educação Fí­sica. Mestre em Reabilitação/UNIFESP. Doutora em Saúde da criança e do adolescente/UFPR. Professora Adjunta do Departamento de Educção Física da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação Fí­sica/UFPR.

Leilane Lazarotto, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Jean Fuzetti Cavazza, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Maria de Fátima Aguiar Lopes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Paulo César Baurace Bento, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Maria Emilia D. Von der Heyde, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Fabrício Cieslak, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Gerusa Eisfeld Milano, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais