Estágio de maturação sexual e excesso de peso corporal em escolares do município de São José dos Campos, SP

Autores

  • Bruno Natale Pasquarelli Natale Pasquarelli Universidade Estadual de Londrina. PR. Brazil.
  • Virginia Oliveira Silva Secretaria de Esportes e Lazer de São José dos Campos, SP. Brazil
  • Elizabeth Maria Bismarck-Nasr Universidade de São Paulo. SP. Brazil
  • Mathias Roberto Loch Universidade Estadual de Londrina. PR. Brazil.
  • Inácio Bezerra Leão-Filho Secretaria de Esportes e Lazer de São José dos Campos, SP. Brazil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n5p338

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as variáveis antropométricas e a prevalência de excesso de peso segundo estágios de maturação sexual e idade cronológica em escolares da Cidade de São José dos Campos-SP. A amostra foi composta por 2.802 escolares de 10 a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 1.522 meninos. Foram coletados valores referentes à massa corporal e estatura (para cálculo do Indice de Massa Corporal - IMC), além de medidas de perímetro de cintura e dobras cutâneas do tríceps e subescapular. Para diagnóstico do estado nutricional, considerou-se os pontos de corte de IMC propostos por Cole et al. (2000), classificando os escolares segundo sexo e idade. Para identificação dos estágios de maturação sexual, foi utilizado o protocolo de autoavaliação, descrito por Tanner. Não houve diferença significativa em ambos os sexos, segundo prevalência de excesso de peso e estágios de maturação sexual. Nos meninos, a prevalência de excesso de peso aumentou até o P3 (P1: 22,4%; P2: 23,7%; P3: 27,8%), havendo decréscimo no estágio P4 (22,7%). Entre as meninas, ocorreu aumento na prevalência de excesso de peso somente até o P2 (P1: 18%; P2: 22,2%), diminuindo no P3 (21,7%) e no P4 (14,1%). Os resultados evidenciam que o processo de maturação sexual interfere de forma distinta na prevalência de excesso de peso de meninos e meninas.

Biografia do Autor

Bruno Natale Pasquarelli Natale Pasquarelli, Universidade Estadual de Londrina. PR. Brazil.

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2007). Bolsista do programa de mobilidade acadêmica na Universitat de les Illes Balears, Palma de Mallorca/Espanha (09/2006 a 02/2007). Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2009). Mestrando em Aspectos Fisiológicos do Exercício Físico e Esporte pela UEL. Tem experiência na área de Avaliação Física e Treinamento Desportivo.

Virginia Oliveira Silva, Secretaria de Esportes e Lazer de São José dos Campos, SP. Brazil

Graduada em Educação Física. Coordenadora do Centro de Medidas e Avaliação Física e do Projeto Olho Mágico, da Secretaria de Esportes e Lazer do município de São José dos Campos, SP.

Elizabeth Maria Bismarck-Nasr, Universidade de São Paulo. SP. Brazil

ossui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é coordenadora técnica do Progroma Municipal de Nutrição - Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Nutricionista do Serviço de Referência em Triagem Neonatal de São José dos Campos 

Mathias Roberto Loch, Universidade Estadual de Londrina. PR. Brazil.

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Educação Física pela mesma universidade (2006). Exerceu o cargo de coordenador do curso de Educação Física - bacharelado da Universidade Estadual de Londrina (2008-2009), onde é professor. Na mesma instituição, leciona a disciplina de Fundamentos da Saúde Pública para a graduação em Educação Física - habilitação: bacharelado e a disciplina de Educação Física, Saúde e Sociedade para o curso de Educação Física - habilitação: licenciatura, além de coordenar o Grupo de Estudos em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Atualmente é vice-coordenador do Colegiado do curso de Bacharelado em Educação Física - bacharelado. Também ministra aulas nos programas de especialização em Avaliação e Prescrição de Exercícios (disciplinas: Prescrição de exercícios para adultos aparentemente saudáveis) e Atividade Física relacionada à saúde (disciplinas: Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida; e Políticas e estratégias para promoção da Atividade Física). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na relação entre Atividade Física, estilo de vida, saúde e qualidade de vida. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

Inácio Bezerra Leão-Filho, Secretaria de Esportes e Lazer de São José dos Campos, SP. Brazil

Graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Paraíba. Professor do Projeto Olho Mágico, da Secretaria de Esportes e Lazer do município de São José dos Campos, SP.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais