Efeitos preventivos do exercício físico sobre a inibição da creatina quinase em córtex cerebral de camundongos expostos à fumaça de cigarro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n2p106Resumo
O exercício físico aeróbico tem demonstrado benefícios em pesquisas recentes, uma vez que aumenta a resposta oxidativa muscular, porém os efeitos do exercício sobre o cérebro são pouco conhecidos e bastante contraditórios. A inibição da atividade da enzima creatina quinase (CK) está relacionada à patogênese de um grande número de doenças, especialmente no cérebro, e que a disfunção mitocondrial leva ao dano na síntese de ATP. Este trabalho tem como objetivo verificar os efeitos preventivos do exercício físico no hipocampo e córtex cerebral de camundongos submetidos à exposição crônica da fumaça de cigarro. Foram utilizados 24 camundongos C57BL-6 machos, com idade de entre 8-10 semanas, divididos em 4 grupo, foram submetidos a um programa de exercício (natação), cinco vezes por semana, durante 8 semanas, após esse período os animais foram expostos passivamente à fumaça de cigarro por 60 dias consecutivos, 3 vezes ao dia totalizando em 12 cigarros, 4 cigarros por vez, da marca Marlboro vermelho. A atividade enzimática da CK foi determinada em hipocampo e córtex cerebral. Os resultados mostraram que a atividade da enzima CK foi inibida no córtex cerebral dos animais submetidos à inalação da fumaça do cigarro, porém o exercício conseguiu prevenir esta alteração. A atividade da CK não foi alterada no hipocampo dos animais. Essa inibição da CK pela inalação da fumaça do cigarro pode estar relacionada com processos de morte celular. O exercício preventivo mostrou um papel protetor sobre a inibição dessa enzima.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Daiane Bittencourt Fraga, Renata Tiscoski Nesi, Giselli Scaini, Bruna Tramontin De-Nês, Patricia Fernanda Schuck, Ricardo Aurino Pinho, Emilio Luiz Streck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
