Nível de satisfação do atleta e coesão de grupo em equipes de futsal adulto

Autores

  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Maringá, PR. Brasil.
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Maringá, PR. Brasil.
  • Eberton Alves de Souza Faculdade Integrado. Campo Mourão, PR. Brasil.
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Maringá, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n2p138

Palavras-chave:

Satisfação, Coesão, Esporte, Atleta.

Resumo

Este estudo descritivo investigou o nível de satisfação de atletas e a coesão de grupo de equipes de futsal adulto. Foram sujeitos deste estudo, 58 atletas do Campeonato Paranaense masculino de Futsal. Como instrumentos, foram utilizados o Questionário de Satisfação do Atleta e o Questionário de Ambiente de Grupo. Para análise dos dados, foram aplicados o teste de Kolmogorov-Smirnov, alfa de Cronbach, coeficiente de correlação de Spearman, Manova e Post Hoc de Scheffe (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que as equipes com melhores níveis de satisfação dos atletas apresentaram maiores percepções de coesão de grupo; as equipes com baixo nível de satisfação pessoal obtiveram baixas percepções de coesão de grupo; na comparação entre as equipes, observaram-se diferenças entre três dimensões de satisfação (“Treino-Instrução”, “Desempenho da Equipe” e “Estratégia”) e em todas as dimensões de coesão; verificou-se que quanto mais satisfeitos com a instrução do treinador, o tratamento pessoal e as estratégias, mais as equipes estão coesas para a tarefa. Concluiu-se que o nível de satisfação do atleta é um elemento interveniente na percepção de coesão das equipes esportivas, prevalecendo aspectos relacionados às dimensões grupo-tarefa em detrimento às dimensões grupo-sociais.

Biografia do Autor

José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Maringá, PR. Brasil.

Professor Especialista da Faculdade Integrado, Campo Mourão – Paraná - Brasil

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Maringá, PR. Brasil.

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Maringá – Paraná - Brasil

Eberton Alves de Souza, Faculdade Integrado. Campo Mourão, PR. Brasil.

Professor Especialista da Faculdade Integrado, Campo Mourão – Paraná - Brasil

José Luiz Lopes Vieira, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Maringá, PR. Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Maringá – Paraná - Brasil

Downloads

Publicado

2011-02-15

Edição

Seção

Artigos Originais