Espessura e qualidade musculares medidas a partir de ultrassonografia: influência de diferentes locais de mensuração

Autores

  • Regis Radaelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Eurico Nestor Wilhelm Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Martim Bottaro Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF. Brasil
  • Ronei Silveira Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n2p87

Resumo

Os objetivos do presente estudo foram: a) observar se há diferença entre os valores de espessura muscular (EM) medidos por ultrassonografia e qualidade muscular (QM) de três diferentes pontos nos músculos flexores de cotovelo e extensores de joelho, b) analisar a correlação das medidas de EM e força isométrica de flexão de cotovelo e extensão de joelho. Sessenta e nove sujeitos homens, fisicamente ativos, participaram do estudo. Os valores de produção de força isométrica de flexão de cotovelo e extensão de joelho foram obtidos nos ângulos de 90° e 60°, respectivamente. A medida de EM foi realizada em três pontos nos flexores de cotovelo (proximal – BB1, médio - BB2, e distal – BB3) e extensores de joelho (proximal – RI1, medial - RI2, e distal – RI3). As diferenças entre as três medidas de EM e QM foram avaliadas por meio da one-way ANOVA para medidas repetidas, e a correlação entre EM e produção de força foi testada utilizando correlação de Pearson. O nível de significância utilizado foi de p<0,05. A EM e a QM diferiram estatisticamente nos três pontos de medidas, tanto nos flexores do cotovelo quanto nos extensores do joelho (p<0,001). As correlações entre as medidas de EM dos flexores de cotovelo nos pontos BB1, BB2 e BB3 e a produção de força isométrica foram r=0,57, r=0,52 e r=0,59 (p<0,05), respectivamente. Já nos extensores de joelho, estas foram de r=0,47, r=0,51 e r=0,53 (p<0,01), nos pontos RI1, RI2, e RI3, respectivamente. Os resultados do presente estudo demonstraram que o ponto de medida exerce influência significativa na EM e QM. Os valores de EM relacionam-se com os de produção de força isométrica dos flexores de cotovelo e extensores de joelho

Biografia do Autor

Eurico Nestor Wilhelm Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2011-02-15

Edição

Seção

Artigos Originais