Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes de uma cidade de pequeno porte: associação com sexo, idade e zona de domicílio

Autores

  • Yara Lucy Fidelix Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Diego Augusto Santos Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Andreia Pelegrini Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brazil.
  • Adelson Fernandes da Silva Universidade Estadual de Montes Claros. Januária, MG, Brasil
  • Edio Luiz Petroski Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n3p202

Resumo

Nas últimas décadas, prevalências elevadas de insatisfação com a imagem corporal em adolescentes têm sido observadas. O presente estudo teve por objetivo verificar a associação entre a insatisfação com a imagem corporal e os fatores demográficos em adolescentes. A amostra foi composta por 405 escolares (247 domiciliados na área urbana e 158 na rural), de ambos os sexos, de 14 a 17 anos, do ensino público de um município de pequeno porte. As variáveis demográficas analisadas foram  sexo (masculino, feminino),  idade (14-15 anos, 16-17 anos) e  área de domicílio (urbana, rural). A percepção da imagem corporal foi avaliada por meio da escala de silhuetas corporais. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 56,5%. Tanto os escolares do sexo feminino (26,5%) quanto o masculino (39,5%) desejam apresentar uma maior silhueta corporal. Observou-se associação do sexo com a insatisfação da imagem corporal, revelando que os rapazes apresentaram uma probabilidade 1,24 (IC95%: 1,05-1,47) vezes maior de insatisfação com a imagem corporal que as moças. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal é elevada, mesmo em adolescentes residentes em municípios de pequeno porte, sendo mais evidente no sexo masculino. Recomenda-se que profissionais da área da saúde e educação atentem para a importância de incentivar os jovens a conhecerem melhor a si mesmos e ao seu corpo e a refletirem sobre os padrões corporais atuais.

Biografia do Autor

Yara Lucy Fidelix, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brasil.

Diego Augusto Santos Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brasil.

Andreia Pelegrini, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brazil.

Adelson Fernandes da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros. Januária, MG, Brasil

Edio Luiz Petroski, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2011-04-10

Edição

Seção

Artigos Originais