Crescimento físico e estado nutricional de escolares: estudo comparativo (1997 e 2009)

Autores

  • Zenite Machado Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.
  • Ruy Jornada Krebs Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.
  • Joiana Dias Prestes Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.
  • Márcio Borgonovo dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.
  • João Otacílio\Libardoni dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.
  • Maria Helena Ramalho Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n3p216

Resumo

O crescimento físico e estado nutricional são considerados excelentes indicadores de saúde, ao permitir o estabelecimento de padrões de monitoramento do desenvolvimento, principalmente de escolares. O estudo objetivou comparar o perfil de crescimento e estado nutricional de escolares em dois momentos 1997 e 2009.  Os dados do crescimento físico e do estado nutricional da amostra atual foram 645 escolares (270 do sexo masculino e 375 do sexo feminino). Foi utilizada a adequação IMC/Idade, utilizando-se como padrão de referência as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora não tenham sido verificadas diferenças estatisticamente significativas nos indicadores estatura e massa corporal dos escolares, foi possível observar uma tendência de aumento destas variáveis entre as duas amostras e em ambos os sexos. Em relação à adequação do IMC, observou-se um aumento no percentual de rapazes com IMC baixo para a idade, a duplicação do percentual de obesos e uma redução no percentual de sujeitos com sobrepeso. No grupo feminino, percebeu-se um aumento na quantidade de indivíduos com Baixo Peso, Sobrepeso e Obesidade e um decréscimo no número de escolares com IMC adequado para idade. Pode-se concluir que os indicadores de crescimento físico (peso, estatura e IMC) não apresentaram mudanças significativas no período de tempo compreendido entre as duas amostras (1997 e 2009). No entanto, foi possível verificar uma tendência para incremento na estatura, na massa corporal e no número de sujeitos com Risco para Obesidade e Obesidade, principalmente no sexo feminino.

Biografia do Autor

Zenite Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Professora adjunta do departamento de educação física do Centro de Ciencias da Saúde e do Esporte - CEFID/UDESC.

Ruy Jornada Krebs, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Educação Física (MA) - University of Iowa (1980), mestrado em Administração Esportiva(MS) - University of New Mexico (1986), doutorado em Educação Física(PhD)- University of New Mexico (1987) e pós-doutorado em Desenvolvimento Motor - Indiana University (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (aposentado). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e jovens, desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, aprendizagem motora e esporte e Teoria Bioecológica do desenvolvimento Humano. Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor e membro do Managing Council da International Society of Sport Psychology (gestão 2009/12). Homenageado pela Féderation Internationale d'Education Physique (FIEP) como um dos 10 Grandes Pensadores da Educação Física Brasileira.

Joiana Dias Prestes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Graduada em Educação Física pelo CEFID - UDESC

Márcio Borgonovo dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Mestre em Ciências do Movimento Humano - com ênfase Instrumentação, apto nas disciplinas de Metodologia, Estatística, Biomecânica, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor e Controle Motor. Possuo experiência no mercado de trabalho como Personal Trainer e instrutor de Musculação desde 2004, Futebol de Campo, Futebol de Salão e Handebol. Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2004). Graduação incompleta em Sistemas Eletrônicos no CEFET-SC, iniciada em 2003.

João Otacílio\Libardoni dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM 2001-2004) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC 2006-2008). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica do Movimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Locomoção Humana, Esporte e Biomecânica do Calçado. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Comportamento Motor.

Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Cineantropometria e Desempenho Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do crescimento físico e estado nutricional, composição corporal, testes neuromusculares e cardiorespiratórios em diversos grupos, avaliação da aptidão física em academias de ginástica/musculação, clubes desportivos e avaliação do desenvolvimento motor de crianças.

Maria Helena Ramalho, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Florianópolis. SC. Brasil.

Publicado

2011-04-10

Edição

Seção

Artigos Originais