Intervenção interdisciplinar na composição corporal e em testes de aptidão física de crianças obesas

Autores

  • Lisiane Schilling Poeta Doutora. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Maria de Fátima da Silva Duarte Doutora. Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Isabella de Carlos Back Giuliano Doutora. Departamento de Pediatria/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • José Cazuza de Farias Junior Doutor. Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n2p134

Palavras-chave:

Aptidão física, Atividade física, Composição corporal, Criança, Obesidade.

Resumo

A mudança no estilo de vida é um importante fator de tratamento e prevenção da obesidade infantil. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercício físico baseado em atividades lúdicas e orientação nutricional na composição corporal e no desempenho em testes de aptidão física de crianças obesas. Fizeram parte do estudo 44 crianças com idades entre 8 e 11 anos divididas em dois grupos: grupo intervenção (n=22) e grupo controle (n=22) pareados por sexo e idade. Mensuraram-se antes e após 12 semanas do programa: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, supra-ilíaca, abdominal e de panturrilha medial), perímetros (abdominal, de braço, de panturrilha e de quadril) e desempenho em testes de flexibilidade, flexão abdominal e preensão manual. O grupo controle não participou da intervenção. Trinta e duas crianças completaram o estudo (16 em cada grupo). O grupo intervenção apresentou redução significativa do índice de massa corporal, das dobras cutâneas do tríceps, subescapular, abdominal, do perímetro do braço e da soma das dobras do tronco. Houve aumento significativo da força de preensão manual direita e abdominal. O grupo controle apresentou aumento significativo da massa corporal, do perímetro abdominal, da dobra cutânea subescapular, da panturrilha, da soma das dobras do tronco, da soma das dobras dos membros e dos perímetros do braço e da panturrilha medial, e redução no desempenho de força de preensão manual direita. Pode-se concluir que o programa foi efetivo em reduzir a quantidade de gordura corporal e aumentar os níveis de aptidão física das crianças.

Publicado

2012-02-14

Edição

Seção

Artigos Originais