A influência da natação no desempenho do triathlon: implicações para o treinamento e competição

Autores

  • Adriana Garcia Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Esforço Físico, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis. SC, Brasil.
  • Gerson dos Santos Leite Universidade Nove de Julho. Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação. São Paulo. SP. Brasil.
  • Ricardo Dantas de Lucas Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Esforço Físico, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis. SC, Brasil.
  • Luis Guilherme Antonacci Guglielmo Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Esforço Físico, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis. SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n2p232

Palavras-chave:

Desempenho esportivo, Educação física e treinamento, Natação

Resumo

O triathlon é um esporte que envolve três modalidades diferentes: a natação, o ciclismo e a corrida - cada uma delas contribui diferentemente para o desempenho do triatleta. Neste sentido, este trabalho buscou organizar os fatores que determinam o desempenho na natação e como isto pode ser aplicado no treinamento e competição dos triatletas. Para tanto, foi realizada busca de artigos relacionados à natação no triathlon, utilizando os seguintes termos: triathlon, triatleta, performance na natação e suas traduções para o inglês quando necessário. A partir disso, destaca-se a natação como a modalidade mais intensa durante um triathlon. Nas provas curtas do triathlon, a intensidade desta etapa parece ser superior ao limiar anaeróbio. O tempo final desta primeira etapa do triathlon parece correlacionar-se positivamente com o tempo final das provas curtas, o que não ocorre nas provas mais longas. Nas provas com distância short e olímpica, a estratégia adotada na etapa da natação parece influenciar diretamente no resultado final da prova. Assim, o planejamento das cargas de treinamento entre as três modalidades do triathlon deve levar em consideração a distância e o formato das provas disputadas para obtenção do sucesso.

Biografia do Autor

Gerson dos Santos Leite, Universidade Nove de Julho. Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação. São Paulo. SP. Brasil.

Possui Graduação em Educação Física pela UNESP e Mestrado em Educação Física/Performance Humana pela UNIMEP. Atualmente é Doutorando em Educação Física/Biodinâmica do Movimento pela USJT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia aplicado ao Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Performance Humana, Medidas e Avaliação, Fisiologia do Esporte. Atualmente é Professor na Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Pesquisador Colaborador no Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação da mesma Instituição e Consultor de Fisiologia aplicada ao Treinamento do Comitê Paraolímpico Brasileiro na Modalidade Atletismo.

Downloads

Publicado

2012-02-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão