Crescimento físico e estado nutricional de escolares do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil.

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Norte do Paraná. Londrina, PR. Brasil.
  • Ricardo Rodrigues Mendes Universidade Norte do Paraná. Londrina, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n4p363

Resumo

O estudo analisou o crescimento físico e o estado nutricional em amostra representativa da população escolar do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil. A amostra foi constituída por 5100 sujeitos (2730 moças e 2370 rapazes), com idades entre 6 e 18 anos. O estado nutricional dos escolares menores de 10 anos de idade foi identificado pelos escores z < -2 (desnutrição) para os índices massa corporal para estatura e estatura para idade, e pelos escores z > +2 para o índice massa corporal para estatura (sobrepeso). Para os maiores de 10 anos, foi empregado o índice de massa corporal em relação à distribuição de percentis para sexo e idade para diagnóstico de baixo peso corporal (< P5) e sobrepeso (> P85) de acordo com proposta apresentada pela Organização Mundial da Saúde. Foi estimada, também, a prevalência de sobrepeso e obesidade de acordo com pontos-de-corte sugeridos pela International Obesity Task Force. Os dados mostraram prevalência de desnutrição menor (moças 1,2% e rapazes 3,9%) do que o esperado para a referência. A prevalência de sobrepeso se aproximou de 13% e 6% entre as moças e os rapazes, respectivamente, e a de obesidade em torno de 2% em ambos os sexos. Em sendo assim, os resultados encontrados indicaram baixa prevalência de desnutrição e prevalência de sobrepeso em proporções preocupantes. Portanto, mostra que existe urgente necessidade quanto à implementação de programas de intervenção educacional direcionados à promoção da prática de atividade física e de hábitos dietéticos adequados.

Biografia do Autor

Dartagnan Pinto Guedes, Universidade Norte do Paraná. Londrina, PR. Brasil.

Centro de Ciências da Saúde.

Departamento de Educação Física

 

Ricardo Rodrigues Mendes, Universidade Norte do Paraná. Londrina, PR. Brasil.

Centro de Ciências da Saúde.

Departamento de Educação Física

Publicado

2012-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais