Programa “VAMOS” (Vida Ativa Melhorando a Saúde): da concepção aos primeiros resultados.
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n6p723Resumen
Apesar do aumento nos incentivos públicos voltados à promoção de um estilode vida ativo entre os brasileiros, o perfil de inatividade física da população é preocupante.Neste sentido, desenvolvemos uma nova estratégia de intervenção na comunidade por meiodo programa “VAMOS: Vida Ativa Melhorando a Saúde”. Neste artigo, serão discutidos informaçõesreferentes à concepção, à criação do nome, ao logotipo, à tradução, às adaptaçõesculturais, às estratégias de avaliação do programa e aos primeiros resultados obtidos no estudopiloto conduzido entre idosos em Centros de Saúde (CS) de Florianópolis. Participaram doestudo 100 idosos cadastrados em seis CS. Os idosos foram direcionados aleatoriamente aparticiparem de um dos três grupos do estudo: “VAMOS” (n=33), atividade fisica “tradicional”(n=35), e grupo controle (n=32). “VAMOS” é um programa educacional de mudançade comportamento que consiste em 12 encontros. Baseado no programa norte-americano“Active Living Every Day”, o “VAMOS” foi traduzido e adaptado culturalmente à realidadebrasileira. Vários ajustes foram realizados à versão original americana do programa, especialmente,nos conteúdos de leitura, preenchimento do material, tamanho e dificuldadede compreeenssão de algumas sessões. O estudo piloto apontou uma aceitação muito boaao programa “VAMOS“, por parte dos idosos. Entrevistas com gestores e profissionais doscentros de saúde apontaram a viabilidade e o interesse deles em oferecer o “VAMOS” à comunidadecomo atividade rotineira da rede de saúde pública. Conclue-se que o “VAMOS”tem potencial de uso para a população brasileira, embora seja necessário alguns ajustes parasua utilização com outras faixas etárias e nas diferentes regiões do Brasil.Palavras-chave: Programa de atividade física; Centros de saúde; Idosos; Mudança decomportamento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Andiara Schwingel, Luiz Salomão Ribas Gomez, Wojtek Chodzko-Zajko

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
