Relação entre sensibilidade plantar e controle postural em jovens e idosos

Autores

  • Letícia Suemi Ueda Universidade Federal do Pampa. Laboratório de Neuromecânica, Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada. Uruguaiana, RS. Brasil
  • Felipe Pivetta Carpes Universidade Federal de Santa. Maria. Laboratório de Biomecânica. Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n2p215

Resumo

A diminuição da sensibilidade plantar em idosos acarreta alterações na locomoção e no controle postural que podem aumentar o risco de quedas. Compreender o uso de aferências podais em idosos pode auxiliar na prevenção da perda de mobilidade e quedas. Contudo, a relação entre a sensibilidade de diferentes regiões do pé e alterações no controle postural representa uma lacuna na literatura. Com o propósito de investigar esta lacuna na literatura, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a sensibilidade plantar e o controle postural em jovens e idosos. Foram avaliados 42 participantes, organizados em dois grupos de acordo com a faixa etária (jovens ou idosos). Os participantes foram avaliados quanto às características antropométricas, sensibilidade dos pés (usando monofilamentos) e controle postural (usando plataforma de força). Os índices de sensibilidade plantar e de controle postural foram correlacionados e comparados entre os grupos. Os resultados mostraram que idosos tiveram menor sensibilidade dos pés e pior controle postural do que jovens. A amplitude ântero-posterior e a área do centro de pressão de idosos tiveram correlação com a sensibilidade plantar geral, mas não com regiões específicas do pé. Para jovens, a sensibilidade na região do antepé esteve relacionada com o melhor controle postural.

Biografia do Autor

Letícia Suemi Ueda, Universidade Federal do Pampa. Laboratório de Neuromecânica, Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada. Uruguaiana, RS. Brasil

Fisioterapeuta

Felipe Pivetta Carpes, Universidade Federal de Santa. Maria. Laboratório de Biomecânica. Santa Maria, RS, Brasil

Professor

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais