Prevalência de desordem coordenativa desenvolvimental em crianças com 7 a 10 anos de idade

Autores

  • Viviane Aparecida Pereira dos Santos Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Departamento de Educação Física. Mandaguari, PR. Brasil.
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina. Maringá, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n2p233

Resumo

Os movimentos das crianças, inicialmente, são caracterizados por ações inconsistentes e imprecisas, mas com a prática e a experiência, os padrões motores tornam-se mais refinados e apresentam melhor coordenação e controle. No entanto, não é raro observar crianças que manifestam certas dificuldades de movimento, podendo interferir nas relações sociais, emocionais, afetivas e escolares das crianças. O estudo investigou a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) em escolares com idade entre 7 e 10 anos e, em que tarefas motoras as crianças com provável DCD e risco de DCD apresentam maior dificuldade motora. Foram avaliadas 581 crianças, matriculadas regularmente do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Maringá-PR, por meio da bateria II e III do teste Movement Assessment Battery for Children (MABC). Os resultados indicaram que 78,1% das crianças apresentam Desenvolvimento Típico (DT), 10,5% de crianças com risco de Desordem Coordenativa Desenvolvimental (Risco de DCD) e 11,4% de crianças diagnosticadas com potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental (Potencial DCD). Portanto, os resultados demonstraram alta prevalência da população para Risco de DCD e potencial DCD, o que prediz níveis desfavoráveis na aquisição e aperfeiçoamento das habilidades fundamentais, podendo, assim, prejudicar a continuidade do processo de desenvolvimento motor das crianças. A maior dificuldade motora encontrada pelas crianças que apresentaram DT foi nas habilidades manuais, enquanto que para as crianças identificadas com provável DCD e risco de DCD foi nas habilidades com bola.

 

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Pereira dos Santos, Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Departamento de Educação Física. Mandaguari, PR. Brasil.

Mestre em Educação Física pela UEM, Professora Assistente do Departamento de Educação Física da FAFIMAN.

José Luiz Lopes Vieira, Universidade Estadual de Maringá. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina. Maringá, PR. Brasil.

Doutor em educação Física. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e do Programa Associado de Pós-Gradução em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais