Controle postural e equilíbrio funcional em indivíduos com neuropatia diabética periférica

Autores

  • Ana Claudia de Souza Fortaleza Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. Presidente Prudente, SP. Brasil.
  • Eliane Ferrari Chagas Universidade Cruzeiro do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. São Paulo, SP. Brasil.
  • Dalva Minonroze Albuquerque Ferreira Universidade Cruzeiro do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. São Paulo, SP. Brasil.
  • Alessandra Madia Mantovani Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Presidente Prudente, SP. Brasil
  • José Ângelo Barela Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. Departamento de Fisioterapia. Presidente Prudente, SP. Brasil.
  • Eduardo Federighi Baisi Chagas Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Presidente Prudente, SP. Brasil
  • Cristina Elena Prado Teles Fregonesi Universidade Cruzeiro do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. São Paulo, SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n3p305

Resumo

A Neuropatia diabética periférica (NDP) cursa com redução somatossensitiva que pode levar a alterações no controle postural. O objetivo do estudo foi avaliar o controle postural na postura ereta, em diferentes condições, e o equilíbrio funcional em indivíduos com NDP, correlacionar os resultados obtidos na avaliação do controle postural com os valores do teste do equilíbrio funcional e comparar os resultados obtidos no grupo neuropata com o grupo controle, verificando as possíveis diferenças entre as condições de avaliação em ambos os grupos. Participaram do estudo 13 mulheres com NDP (GN) e 17 mulheres não diabéticas (GC). A avaliação do controle postural foi realizada por cinemetria nas condições: olhos abertos (OA), olhos fechados (OF) e semi tandem (ST). Após processamento no MATLAB, foram geradas as variáveis: amplitude média de oscilação (AMO) na direção ântero-posterior (AP) e médio-lateral (ML); e velocidade média de oscilação (VMO) na direção AP e ML. O equilíbrio funcional foi avaliado pelo Timed Up and Go Test. Houve diferença significante entre os grupos (p?0,005) na AMO-AP OA e OF, AMO-ML OF e ST e VMO-ML ST. Houve diferença entre as condições OA e ST (p?0,005) e OF e ST (p?0,005) para as variáveis AMO-ML e VMO-ML, com maior prejuízo para o GN, que também apresentou um menor equilíbrio funcional (p=0,001). A instabilidade ML foi correlacionada positivamente com o desequilíbrio funcional. Os resultados nos mostram uma alteração no sistema de controle postural na NDP, o que pode levar estes indivíduos a um maior risco a quedas e prejuízos funcionais.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Souza Fortaleza, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. Presidente Prudente, SP. Brasil.

Departamento de FisioterapiaÁrea: Análise biomecânica e avaliação funcional do sistema neuro-músculo esquelético.

Downloads

Publicado

2013-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais