Perfil nosográfico de lesões desportivas no futebol segundo faixa etária
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n4p476Resumo
O futebol é a modalidade desportiva mais popular no mundo e responde pelos principais índices de lesões desportivas (ld). O objetivo deste trabalho foi traçar operfil nosográfico de lesões músculo-esqueléticas típicas do futebol, relacionando-as com a faixa etária de desenvolvimento: infância, adolescência e adultez. A casuística contemplou 209 praticantes de futebol, procedentes das equipes de base profissionalizante e profissional de um clube desportivo da cidade de campo grande/ms. Os participantes foram distribuídos em quatro grupos etários: g1 (infância), g2 (infanto-juvenil), g3 (adolescentes) e g4 (adultos). Para a tomada de informações sobre lesões, utilizou-se de um inquérito de morbidade referida. No geral, 74 atletas relataram lesões, com registro de 92 ld. Quanto à natureza, 43,47% configuraram agravos musculares, seguidos por lesões articulares (34,78%) e tendíneas (14,13%), respectivamente (p<0,05). Os locais anatômicos predominantemente acometidos foram membros inferiores (91,3%). Como mecanismo de ld, o contato desportivo integrou quase metade dos casos (47,82%), seguidos pela técnica (20,65%) e corrida (19,56%). As situaçõesde treino consistiram na principal forma de ocorrência (74,3%) nos grupos g2 eg4; nos demais grupos, denotou-se um equilíbrio entre situações de treino ecompetição (p>0,05). A maior proporção de registros envolveu abordagem médico-terapêutica e retorno assintomático. As evidências comprovam um maior índice de lesões musculares e articulares por contato em membros inferiores, em praticantes de futebol, independente de faixa etária. Quanto à situação deocorrência, a prática de treino é a principal circunstância de origem de lesões em jovens e adultos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY