Avaliação funcional em idosas: uma proposta metodológica

Autores

  • Kelly Cristina de Mello Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Anelise Reis Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Cleiton Silva Correa Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Fabiano Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Régis Radaelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Ronei Silveira Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n6p745

Resumo

O objetivo do presente estudo consistiu em verificar se as alterações no desempenho no teste de salto com contra movimento (CMJ) estão associadas aos incrementos obtidos nos testes para avaliação da capacidade funcional. Para a avaliação da capacidade funcional, realizaram-se os testes 1RM, sentar e levantar e 8 foot up and go, após seis semanas de treinamento de força. A amostra voluntária foi constituída por 59 idosas saudáveis e destreinadas, divididas em grupo controle (GC: n=17) e experimental (GE: n=42). O GE obteve incrementos significativos nos testes CMJ (22,5%) 1RM (21,5%), sentar e levantar (22,8%) e 8 foot up and go (24%). No GE, incrementos nos valores do CMJ correlacionaram-se significativamente (p<0,001) com os incrementos nos testes de 1RM (r=0,88), sentar e levantar (r=0,82) e 8 foot up and go (r=-0,75); e apresentaram diferenças significativas (p<0,05) em relação ao GC em todas as variáveis. Sendo assim, é possível sugerir a utilização do CMJ como indicador de funcionalidade em mulheres idosas, visto que o teste parece representar adequadamente as alterações funcionais decorrentes de um período de treinamento de força de seis semanas em mulheres idosas.

Biografia do Autor

Kelly Cristina de Mello Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

Anelise Reis Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

Cleiton Silva Correa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS. Brasil.

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Publicado

2013-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais