Qualidade de sono e suas associações com a prática de exercícios físicos no lazer e o excesso de peso entre servidores públicos.

Autores

  • Everton Alex Carvalho Zanuto Universidade do Oeste Paulista. Departamento de Educação Física. Presidente Prudente, SP. Brasil.
  • Diego Giulliano Destro Christofaro Universidade Estadual Paulista. Grupo de Investigação Científica Relacionado à Atividade Física. Laboratório de Investigação em Exercício. Presidente Prudente, SP. Brasil.
  • Rômulo Araújo Fernandes Universidade Estadual Paulista. Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Presidente Prudente, SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n1p27

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a associação entre qualidade do sono, prática de exercícios físicos no lazer e obesidade entre servidores públicos de uma universidade. A amostra foi composta por 92 adultos de ambos os sexos. Qualidade do sono e atividade física foram coletadas por meio de questionário. O excesso de peso/obesidade foi diagnosticado pelo índice de massa corporal, o qual foi calculado com valores de peso e estatura relatados pelos avaliados. A prevalência de pessoas com sono alterado foi de 53,84%. Houve associação entre obesidade (OR= 7,22 [ORIC95%: 1,65-31,5]) e pior qualidade do sono, bem como, prática de atividade física e melhor qualidade do sono (OR= 0,19 [ORIC95%: 0,04-0,95]), independente de outros fatores de confusão. Concluiu-se que há alta ocorrência de distúrbios do sono, a qual foi associada de maneira independente com a prática de exercícios físicos e a obesidade.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Edição

Seção

Artigos Originais