Repercussões da recuperação da posse de bola nos padrões de ataque de futebol de elite.

Autores

  • Daniel Barreira University of Porto. Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport. Porto. Portugal.
  • Júlio Garganta University of Porto. Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport. Porto. Portugal.
  • João Cláudio Machado University of Porto. Faculty of Sport. Porto. Portugal.
  • Maria Teresa Anguera University of Barcelona. Department of Methodology of Behavioral Sciences. Barcelona. Spain.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n1p36

Resumo

Recuperar a posse de bola é o objetivo da fase defensiva em Futebol, sendo simultaneamente o primeiro momento do ataque. A identificação do local e da forma como a bola é recuperada em competições de elite, tendo em consideração a fase da competição, revela-se fundamental para o entendimento dos padrões ofensivos e do diacronismo dos eventos, permitindo o desenvolvimento de processos de treino específicos. Pretende-se caracterizar os padrões de recuperação de posse de bola, tendo em consideração a(s) zona(s) do terreno de jogo e a fase da competição, e analisar os padrões ofensivos que resultaram de cada tipo de recuperação de bola nas equipes semifinalistas do Campeonato do Mundo 2010. Utilizou-se a Metodologia Observacional através do instrumento de observação SoccerEye, do software de registro SoccerEye e do software de análise SDIS-GSEQ. Através de transmissões públicas de televisão, registraram-se 24 jogos do Mundial 2010, tendo-se obtido 1.619 ataques. A recuperação direta da posse de bola foi a forma mais utilizada. O desarme e a ação defensiva seguida de passe na zona central média-defensiva originaram oportunidades de gols. As intercepções ocorreram na zona central média-ofensiva, resultando em ataques sem eficácia, enquanto as intervenções do goleiro ocorreram na zona central defensiva sem relações significativas com comportamentos indutores de final de ataque. A configuração dos padrões de ataque é influenciada pelo modo como a bola é recuperada. O local e a forma de recuperação da posse de bola são similares quando comparadas as duas fases do Mundial 2010.

Biografia do Autor

Daniel Barreira, University of Porto. Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport. Porto. Portugal.

Football department

Júlio Garganta, University of Porto. Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport. Porto. Portugal.

Football department

Maria Teresa Anguera, University of Barcelona. Department of Methodology of Behavioral Sciences. Barcelona. Spain.

Department of Methodology of Behavioral Sciences

Downloads

Publicado

2013-12-14

Edição

Seção

Artigos Originais