Análise discriminante da maturação puberal de jovens do sexo masculino, a partir das características antropométricas

Autores

  • Radamés Maciel Vítor Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Ricardo Fernando Arrais Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Pediatria
  • Jenner Chrystian Veríssimo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Hospital de Pediatria
  • Jason Azevedo de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Ricardo Dias de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Graduação em Departamento de Educação Física
  • André Igor Fonteles Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Jeferson Tafarel Pereira do Rêgo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Paulo Moreira Silva Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n1p96

Resumo

A relação entre a antropometria e os momentos maturacionais é de grande im-portância para o acompanhamento mais detalhado do desenvolvimento puberal, pois pode ser considerado como um meio externo adequado para o diagnóstico clínico. O objetivo do presente estudo foi analisar a contribuição preditiva das variáveis antropométricas sobre a maturação puberal, a partir do método multivariado de análise discriminante. Foram avaliados 190 sujeitos do sexo masculino, entre oito e 18 anos, alunos de escolas públicas e privadas de Natal, Brasil. Trinta e duas variáveis antropométricas foram mensuradas e a avaliação da maturação puberal foi realizada a partir do método objetivo da pilosidade púbica. A estatística foi representada pelos valores de tendência central e seus derivados, e de forma inferencial, pela Análise de Variância e análise discriminante multivariada. O avanço dos estágios puberais foi acompanhado de modificações significativas das variáveis antropométricas (p< 0,05). A análise discriminante identificou oito variáveis com alta ca-pacidade preditiva da maturação puberal, sendo elas a idade, ATC, diâmetro bi-acromial, comprimentos ósseos acrômio-radial, trocânter-tibial e tibial, e perimetrias de abdômen e antebraço. Estas variáveis foram responsáveis por estimar os estágios puberais com índice preditivo de 77,4% de chance de acerto, confirmando a alta relação entre estes parâmetros. As variáveis antropométricas apresentaram uma alta relação com a classificação da maturação puberal, demonstrando um alto nível preditivo entre elas, e confirmando a viabilidade da criação de uma equação preditiva dos estágios puberais.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Edição

Seção

Artigos Originais