Antropometria nutricional de adolescentes de uma região brasileira de baixo desenvolvimento econômico: comparação com referência OMS-2007.

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Norte do Paraná. Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde, Londrina, Paraná, Brasil.
  • Jaime Tolentino Miranda Neto Universidade Estadual de Montes Claros. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Educação Física, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Maria Mercês Silva Secretaria de Educação de Francisco Sá, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n3p258

Resumo

Identificar inadequações nutricionais em segmentos específicos da população jovem pode oferecer subsídios para intervenção em saúde pública. O estudo analisou o estado nutricional antropométrico em amostra de adolescentes escolares de uma região brasileira de baixo desenvolvimento econômico. A amostra foi constituída por 1.538 sujeitos, com idades entre 15 e 18 anos, sendo 1.036 moças e 502 rapazes. O estado nutricional antropométrico foi identificado mediante medidas de estatura e cálculo do índice de massa corporal (IMC). As comparações estatísticas foram estabelecidas com base nas correspondentes distribuições de percentis da referência proposta pela Organização Mundial da Saúde-2007 (OMS-2007). Os resultados encontrados mostraram que, em ambos os sexos, as distribuições de percentis equivalentes aos valores de estatura e IMC foram estatisticamente diferentes da referência OMS-2007. Foram identificadas elevadas proporções de adolescentes com baixa estatura (< 10 Percentil) e indicação de sobrepeso/obesidade (> 90 Percentil). Portanto, mesmo sendo uma região de baixo desenvolvimento econômico e com um dos mais baixos indicadores sociais do país, o excesso de peso corporal foi um importante problema associado ao estado nutricional. A elevada proporção de sobrepeso/obesidade alerta para a necessidade de implementar políticas públicas direcionadas às práticas de alimentação saudável e atividade física.

Biografia do Autor

Dartagnan Pinto Guedes, Universidade Norte do Paraná. Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde, Londrina, Paraná, Brasil.

Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde

 

Downloads

Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Artigos Originais