Efeitos do exercício de força versus combinado sobre a hipotensão pós-exercício em mulheres com síndrome metabólica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n5p522Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar as respostas de pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) após três sessões experimentais: exercício de força (EF), exercício combinado (COMB-aeróbio e EF) e controle sem exercício (CON). Trinta mulheres com síndrome metabólica (SM) foram randomicamente alocadas a uma das três sessões experimentais: EF (n=10; 36,1 ± 9,0 anos) (3 séries de 8-12 repetições a 80% de 10RM em 6 exercícios para o corpo todo); COMB (n=10; 33,1 ± 5,0 anos) (30 min de exercício aeróbio a 65-70% da frequência cardíaca de reserva, sucedido da mesma sessão de EF) e CON (n=10; 30,4 ± 6,6 anos). A PAS e PAD foram medidas antes e a cada 15 min, nos 60 min subsequentes às sessões experimentais. O grupo COMB apresentou maior diminuição do delta da PAS (?PAS), nos momentos 15, 30 e 45 min pós-exercício, quando comparado ao grupo CON (p <0,05); o grupo EF apresentou maior redução ?PAS (p < 0,05), nos momentos 30 e 45 minutos pós-exercício, também comparado ao grupo CON. Adicionalmente, a área abaixo da curva do ?PAS para os grupos COMB (~30 mmHg de hipotensão em 60 min, p ? 0,0005) e EF (~19 mmHg de hipotensão em 60 min, p = 0,024) foram maiores em relação ao grupo CON. Portanto, tanto o EF como o COMB induziram hipotensão pós-exercício em mulheres com SM, com maior magnitude para o grupo COMB, o que pode ser interessante para prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ramires Alsamir Tibana, Dahan da Cunha Nascimento, Nuno Manoel Frade de Sousa, Renato André Sousa da Silva, Amilton Vieira, Jeeser Alves de Almeida, Fabrício Azevedo Voltarelli, Jonato Prestes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
