Influência de exercícios de pilates no solo nos músculos estabilizadores lombares em idosas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n6p648Resumen
A prática regular de exercícios físicos é reconhecida como forte aliada do envelhecimento ativo, saudável, ou bem-sucedido, cuja marca distintiva é o desempenho independente e eficaz de atividades de vida diária. O Método Pilates (MP) vem surgindo como uma boa alternativa na prática de atividade física em idosos tendo como objetivo principal o fortalecimento e alongamento simultâneo da musculatura, despertando a consciência corporal. O objetivo foi analisar a influência do MP sobre a força e condutibilidade do estímulo elétrico dos músculos paravertebrais lombares, bem como a contração do músculo transverso do abdômen (TrA) em idosas antes e após a realização de exercícios de Pilates no solo. Os instrumentos utilizados foram eletromiógrafo de superfície, transdutor de força e a unidade de Biofeedback Pressórico. Participaram do estudo 13 idosas, que foram submetidas a 12 sessões de exercícios de Pilates no solo com duração média de 50 minutos, sendo reavaliadas no término do protocolo de intervenção. As participantes obtiveram aumento da força e da ativação elétrica dos músculos paravertebrais lombares, bem como aumento na capacidade de contração do músculo transverso do abdômen. Com base nos resultados observou-se uma melhora significativa da força e da condutibilidade elétrica dos músculos estabilizadores lombares das voluntárias e, portanto, o treinamento com o MP influenciou positivamente essa musculatura.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Kelma Regina Galeno Pinheiro, Thaís Cristina da Costa Rocha, Noélia Machado Silva Brito, Maiara Luciano de Gois da Silva, Maria Ester Ibiapina Mendes de Carvalho, Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita, Fabiana Teixeira de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
