Novos horizontes para a normalização da aptidão cardiorrespiratória em crianças: Quebrando o paradigma
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n6p709Resumo
Métodos tradicionais de normalização da aptidão cardiorrespiratória (VO2max) têm sido considerado inadequados por não ajustarem adequadamente os efeitos do tamanho corporal em crianças, adolescentes e adultos. A alometria (Y=aXb) tem demonstrado ser um eficiente método para comparar indivíduos com diferentes dimensões corporais. Estudos que desejam comparar o VO2max em indivíduos heterogêneos em tamanho corporal deveriam usar uma metodologia que ajuste apropriadamente o efeito do tamanho corporal, evitando, assim, interpretações errôneas e conclusões equivocadas. Desta forma, recomendamos fortemente a aplicação de escalas alométricas em estudos que tenham como objetivo comparar a aptidão cardiorrespiratória em crianças e adolescentes com diferentes tamanhos corporais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
