Força de preensão manual como preditor de aptidão física em crianças e adolescentes

Autores

  • Victor Keihan Rodrigues Matsudo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.
  • Sandra Mahecha Matsudo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.
  • Leandro Fornias Machado de Rezende Universidade de São Paulo. Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.
  • Vagner Raso Universidade Anhanguera de São Paulo. Universidade do Oeste Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n1p1

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre a força de preensão manual e a aptidão física de crianças e adolescentes de diferentes estágios de maturação sexual. Foram medidos a composição corporal e a força de preensão em 233 crianças e adolescentes (10 - 17 anos de idade), de diferentes estágios de maturação biológica. Também foram realizados os testes de impulsão vertical sem auxílio dos membros superiores, teste de abdominal, flexibilidade, agilidade e velocidade. O gasto de energético foi avaliado através das respostas ao questionário IPAQ. A força de preensão manual diferiu entre os diferentes estágios de maturação sexual. As outras variáveis de aptidão física diferiram entre os sexos. A força de preensão manual esteve associada com todas as outras variáveis da aptidão física, independentemente do sexo e da maturação sexual. Algumas dessas associações foram mediadas pelo gasto energético. A força da associação entre a força de preensão e de aptidão física variou de 20 % (teste de salto vertical: R2=0,20, P = 0,001) a 47% (velocidade em metros por segundo: R2=0,47, P = 0,001). Nossos resultados suportam a hipótese de que a força de preensão manual está associada com vários parâmetros distintos de aptidão física, independentemente da idade, sexo ou maturação sexual, sugerindo que a força de preensão manual pode ser um preditor da aptidão física geral de crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Victor Keihan Rodrigues Matsudo, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

CELAFISCS. São Caetano do Sul, SP.

Sandra Mahecha Matsudo, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

CELAFISCS. São Caetano do Sul, SP.

Leandro Fornias Machado de Rezende, Universidade de São Paulo. Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, SP

Vagner Raso, Universidade Anhanguera de São Paulo. Universidade do Oeste Paulista.

Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social. São Paulo, SP

Downloads

Publicado

2014-12-28

Edição

Seção

Artigos Originais