Validade e fidedignidade de escalas sobre fatores intrapessoais, interpessoais e ambientais associados à atividade física em escolares brasileiros do ensino fundamental

Autores

  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Ricardo Rech Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jorge Mota Universidade do Porto
  • José Cazuza de Farias Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Adair da Silva Lopes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n2p207

Resumo

Este estudo analisou a validade e a fidedignidade de escalas de fatores intrapessoais, interpessoais e ambientais associados à atividade física (AF) em escolares do ensino fundamental. Estudos transversais incluíram escolares dos 7º ao 9º anos para análises de validade e consistência interna (n=1.178, 51,4% meninos), e reprodutibilidade teste-reteste (n=194, 56,2% meninos) do instrumento. Atitude, autoeficácia, apoio social dos amigos, pais e professores da escola, e o ambiente percebido do bairro e da escola relacionados à AF foram avaliados. A análise fatorial confirmatória e a correlação de Spearman entre os escores das escalas e o tempo semanal em AF moderada a vigorosa foram aplicadas para testar a validade de constructo das escalas. Utilizaram-se o ? de Cronbach e o índice de fidedignidade combinada (IFC) para avaliar a consistência interna, e o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para a reprodutibilidade teste-reteste. A análise fatorial confirmatória indicou cinco escalas unidimensionais e duas bidimensionais (autoeficácia e ambiente percebido para AF), com ajustes de modelo adequados e cargas fatoriais de 0.46 a 0.85. Houve correlações significativas entre os escores de quase todas as escalas e AF moderada a vigorosa (p<0,05). O a e o IFC foram maiores de 0.70 em quase todas as escalas (exceto ambiente percebido da escola, a e IFC de 0.61) e o CCI variou de 0.62 (apoio social dos pais para AF) a 0.70 (autoeficácia para AF). Em conclusão, as escalas apresentaram validade e fidedignidade aceitáveis e pode ser utilizado na mensuração de fatores associados à AF em escolares do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, Brasil

Cassiano Ricardo Rech, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, Brasil

Jorge Mota, Universidade do Porto

Universidade do Porto. Portugal

José Cazuza de Farias Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Educação Física. João Pessoa, Brasil

Adair da Silva Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, Brasil

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Publicado

2016-05-23

Edição

Seção

Artigos Originais