A influência da habilidade técnica na tomada de decisão de jogadores iniciantes de voleibol

Autores

  • Mariana Calábria Lopes Universidade Federal de Viçosa
  • Raiane Teixeira Magalhães Universidade Federal de Viçosa
  • Laura Beatriz Faleiro Diniz Universidade Federal de Viçosa
  • João Paulo Abreu Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n3p362

Resumo

O estudo objetivou verificar a influência do nível da habilidade técnica na tomada de decisão de jogadores iniciantes de voleibol nas ações de saque, recepção e levantamento. A amostra foi composta por 80 atletas iniciantes de equipes escolares de voleibol de ambos os sexos. Com base nos resultados na Bateria de Testes de Habilidades de Voleibol, a amostra foi dividida em três grupos: baixo, intermediário e alto nível técnico, por meio da ANOVA One-Way. O grupo intermediário foi excluído das análises posteriores. A tomada de decisão foi avaliada por meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Utilizou-se o teste t student independente para análise dos dados, adotando um nível de significância de p?0,05. Os resultados encontrados demonstraram que os jogadores com baixo nível de habilidade nas ações de saque e levantamento, também obtiveram um pior desempenho no teste de tomada de decisão quando comparado aos jogadores de alto nível técnico. Por outro lado, na ação de recepção, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Conclui-se que o nível técnico parece influenciar na tomada de decisão na ação de saque e levantamento dos jogadores iniciantes de voleibol.

Biografia do Autor

Mariana Calábria Lopes, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação Física

Raiane Teixeira Magalhães, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação Física

Laura Beatriz Faleiro Diniz, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação Física

João Paulo Abreu Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação Física

Maicon Rodrigues Albuquerque, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação Física

Downloads

Publicado

2016-07-14

Edição

Seção

Artigos Originais