Barreiras percebidas à prática de atividades físicas em escolares do ensino médio

Autores

  • Kelly Christine Maccarini Pandolfo Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiane Minuzzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaella Righes Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Luís Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Cati Reckelberg Azambuja Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Lopes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n5p567

Resumo

 

Procurando entender o problema do declínio da atividade física (AF) entre os adolescentes, cresce a importância de se identificar quais as barreiras percebidas (BP) que podem reduzir a chance de envolvimento na prática de AF. Objetivou-se identificar as BP à prática de AF pelos escolares do Ensino Médio (EM) de uma escola pública federal. Participaram 348 escolares, de 14 a 19 anos, 46,8% do sexo feminino e 53,2% do sexo masculino. Para investigar as BP foi utilizado um instrumento composto por 12 afirmativas, validado para a população do estudo. Foi realizada análise dos resultados por estatística descritiva, teste de Kruskal Wallis para verificar a possível diferença das BP entre os anos de EM e Qui-quadrado para a diferença de proporções das barreiras. Ter muitas tarefas para fazer, a falta de tempo e as adversidades climáticas, foram as BP que receberam maiores frequências de respostas positivas. Não foi encontrada diferença na percepção das barreiras entre os anos de EM (masculino: p=0,44; feminino: p=0,23). As barreiras “não tenho como ir ou voltar” (p=0,04), “o clima dificulta” e “tenho preguiça” (p=0,02), “falta tempo” (p=0,01) e “em casa ninguém faz” (p=0,04) apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os sexos. Ambos os sexos relataram barreiras semelhantes, porém, as meninas referiram um maior número de BP e com maiores frequências de respostas. A identificação de quais as BP que dificultam ou impedem a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, pode ser o início de soluções que minimizem os efeitos negativos destas.

Biografia do Autor

Kelly Christine Maccarini Pandolfo, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Tatiane Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Rafaella Righes Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Luís Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Cati Reckelberg Azambuja, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Daniela Lopes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos Originais