Validação de conteúdo das cenas do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol – TCTD:Vb
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n6p629Resumo
Os testes de conhecimento tático declarativo apresentam-se como procedimentos avaliativos importantes para a regulação do processo de ensino-aprendizagem treinamento. Objetivou-se estabelecer a validade de conteúdo das cenas do teste de conhecimento tático declarativo no voleibol – TCTD:Vb. Participaram como juízes cinco treinadores masculinos da seleção brasileira de voleibol que trabalharam com atletas do sexo masculino, sendo responsáveis pelas categorias de formação até 21 anos, peritos na modalidade, com experiência mínima de dez anos na mesma. Os juízes avaliaram 212 cenas contendo situações de ataque de extremidade (n=55), ataque de central (n=33), levantamento (n=68) e bloqueio (n=60) e utilizaram uma escala tipo likert de 1 a 5 pontos para atribuir uma nota para cada cena nos quesitos clareza de imagem, pertinência prática e representatividade do item. Recorreu-se ao coeficiente de validade de conteúdo (CVC) para determinar o CVC para cada cena e do instrumento como um todo, sendo o ponto de corte 0,80. Os resultados demonstraram que os critérios “clareza de imagem” (CVC=0,92), “pertinência prática” (CVC=0,96) e “representatividade do item” (CVC=0,96) apresentaram níveis satisfatórios. Após o cálculo do CVC, determinou-se a validade ecológica das cenas, que consiste na seleção das cenas em que houve convergência entre a decisão apontada pelos juízes e decisão tomada pelo atleta. Desta forma, a partir das 212 cenas inicialmente elaboradas, 66 cenas foram validadas. As cenas validadas por meio do CVC possibilitam a avaliação do conhecimento tático declarativo auxiliando no planejamento dos processos de ensino-aprendizagem-treinamento de atletas de voleibol masculino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY