Análise de tempo e movimento e relação esforço pausa em combates de taekwondo: comparação entre níveis competitivos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n6p648Resumo
Para aperfeiçoar o processo de treino em modalidades esportivas de combate, é relevante o conhecimento das relações esforço:pausa (E:P) e alta intensidade:baixa intensidade (AI:BI). Porém, não há estudos investigando essas relações comparando diferentes níveis competitivos no taekwondo (TKD). Objetivou-se analisar e comparar ações de tempo movimento e combates de TKD de diferentes níveis competitivos. Foram analisados 34 combates de atletas faixas pretas de TKD do sexo masculino em dois campeonatos de níveis competitivos distintos. Foi identificada distribuição não paramétrica dos dados para todas variáveis, portanto, adotou-se mediana e semiamplitude interquartílica (25%-75%) para a dispersão. Para comparação das variáveis no mesmo nível competitivo utilizou-se análise de variância Kruskal-Wallis com post-hoc de Dunn e teste de Mann-Whitney para comparação entre níveis competitivos. O nível de significância foi de 5%. Nos dois níveis, aproximadamente 50% (51.3% e 50.8% em nível estadual e regional, respectivamente) do tempo de combate é destinado aos blocos de observação, 12% às ações de preparação, ambos esforços de baixa intensidade, e 36% às ações de interação, em alta intensidade. A relação E:P em nível estadual foi de 1:8 e em nível regional de 1:4. Já a relação AI:BI foi de 1:3 nos níveis estadual e regional. Existe diferença entre níveis competitivos para as relação E:P. Os presentes achados podem auxiliar técnicos e preparadores físicos no processo de prescrição e aplicação do treinamento específico, podendo utilizar-se a temporalidade de acordo com o nível competitivo dos atletas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY