Efeito da potencialização pós-ativação no Atletismo: uma revisão sistemática

Autores

  • Diego de Alcantara Borba Universidade Estadual de Minas Gerais
  • João Batista Ferreira-Júnior Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luniky Alves dos Santos Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Maria Carolina do Carmo Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Leonardo Gomes Martins Coelho Centro Federal de Tecnologia e Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2017v19n1p128

Palavras-chave:

Aquecimento, Corrida, Lançamento, Preparação, Salto

Resumo

 

 

A potencialização pós-ativação é um fenômeno fisiológico capaz de aumentar o desempenho muscular durante exercícios de alta intensidade. Para induzir a potencialização pós-ativação, atividades de curta duração com força máxima ou potência muscular são realizadas minutos antes da atividade principal na tentativa de aumentar o desempenho. O objetivo deste estudo foi avaliar as publicações anteriores sobre os efeitos da potencialização pós-ativação sobre o desempenho no atletismo. Esta revisão sistemática utilizou os bancos de dados Scielo, Pubmed e SportDiscus com os seguintes termos de pesquisa juntos ou separados: post-activation potentiation, exercise, athletics, track and field, sprint, long jump, triple jump, high jump, shot put, javelin throw, hammer throw e discus throw. A revisão evidenciou que a realização de agachamentos, saltos e sprints, antes da atividade principal, desencadeia o estado de potencialização, que então aumenta o desempenho de sprints e lançamentos, e que atividades preparatórias que causam potencialização pós-ativação podem ser utilizadas para aumentar o desempenho no atletismo.

Biografia do Autor

Diego de Alcantara Borba, Universidade Estadual de Minas Gerais

Universidade Estadual de Minas Gerais

João Batista Ferreira-Júnior, Universidade Católica de Minas Gerais

Universidade Católica de Minas Gerais

Luniky Alves dos Santos, Universidade Estadual de Minas Gerais

Universidade Estadual de Minas Gerais

Maria Carolina do Carmo, Universidade Estadual de Minas Gerais

Universidade Estadual de Minas Gerais

Leonardo Gomes Martins Coelho, Centro Federal de Tecnologia e Educação de Minas Gerais

Centro Federal de Tecnologia e Educação de Minas Gerais

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Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos de Revisão