Relação entre atividade física e IMC com o nível de desempenho motor coordenado de crianças em idade escolar

Autores

  • Carla Menêses Hardman Universidade Federal de Pernambuco
  • Rildo de Souza Wanderley Júnior Universidade de Pernambuco
  • Elusa Santina Antunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Mauro Virgílio Gomes de Barros Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2017v19n1p50

Resumo

 

Achados de estudos internacionais evidenciam que a coordenação motora está inversamente relacionada à adiposidade e positivamente associada com outros desfechos em saúde. No entanto, observa-se poucos estudos nacionais abordando esta temática e os resultados são
divergentes. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a atividade física e o índice de massa corporal (IMC) com o nível de desempenho motor coordenado de crianças em idade escolar. Trata-se de um estudo transversal conduzido com crianças de 5 a 7 anos de idade. O nível de desempenho motor coordenado foi obtido a partir dos dados normativos dos quocientes motores do KTK. O IMC foi calculado a partir dos dados de massa corporal e estatura. O escore do nível de atividade física foi obtido por meio de um questionário, administrado face a face com os pais das crianças. Para análise dos dados foram empregados os testes de correlação de Spearman, de Pearson e a regressão linear múltipla. A amostra foi constituída por 665 crianças, com média de idade de 6,29 anos ±0,75, dos quais 52,6% eram do sexo masculino. Verificou-se que o escore do quociente motor total (QMT) foi diretamente relacionado ao escore da atividade física (0,096; p= 0,013) e inversamente relacionado ao IMC (-0,284; p<0,001). A relação entre o IMC e o QMT foi moderada pela renda familiar. O IMC foi inversamente relacionado ao nível de desempenho motor coordenado e o escore da atividade física foi diretamente relacionado à coordenação motora em crianças com maior renda familiar.

Biografia do Autor

Carla Menêses Hardman, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Rildo de Souza Wanderley Júnior, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

Elusa Santina Antunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mauro Virgílio Gomes de Barros, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

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Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos Originais