Impacto de uma intervenção de dupla tarefa no desempenho físico de idosos praticantes de exercício físico

Autores

  • Larissa Borges Medeiros Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana Hotta Ansai Universidade Federal de São Carlos
  • Marcele Stephanie de Souza Buto Universidade Federal de São Carlos
  • Verena de Vassimon Barroso Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Claudia Silva Farche Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Giusti Rossi Universidade Federal de São Carlos
  • Larissa Pires de Andrade Universidade Federal de São Carlos
  • Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n1p10

Palavras-chave:

Ensaio clínico, Exercício, Idoso

Resumo

Exercícios físicos, especialmente o treinamento multicomponente, podem melhorar funções cognitivas e distúrbios motores em idosos. Objetivou-se investigar os efeitos da adição da dupla tarefa sobre o treinamento multicomponente nas performances motoras de idosos da comunidade praticantes de exercício físico. Setenta e um idosos foram divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI). Participantes do GC realizaram treinamento multicomponente isolado e participantes do GI realizaram treinamento multicomponente associado a tarefas cognitivas, ambos os protocolos com duração de 12 semanas. A avaliação consistiu de flexibilidade, força de preensão palmar, força de membros inferiores, equilíbrio, mobilidade funcional e capacidade aeróbica. O GC apresentou maior flexibilidade do que o GI, independentemente do tempo. Houve uma piora na performance de força de membros inferiores, independentemente do grupo. A adição da dupla tarefa sobre o treinamento multicomponente não foi capaz de melhorar performances físicas de idosos. Estudos futuros são necessários para confirmar se o treinamento de dupla tarefa traz benefícios cognitivos e também físicos em idosos praticantes de exercício físico.

Biografia do Autor

Larissa Borges Medeiros, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Juliana Hotta Ansai, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Marcele Stephanie de Souza Buto, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Verena de Vassimon Barroso, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Ana Claudia Silva Farche, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Paulo Giusti Rossi, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Larissa Pires de Andrade, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais