Existem diferenças nas ações técnicas realizadas por jogadores de diferentes posições durante os pequenos jogos?

Autores

  • Marcelo Vilhena Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael Brito e Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gibson Moreira Praça Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9971-7308
  • Juan Carlos Pérez Morales Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mauro Heleno Chagas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n3p300

Resumo

Este estudo objetivou comparar as ações técnicas de jogadores de futebol de diferentes posições em pequenos jogos com equipes compostas por atletas de mesma posição (i.e., três defensores). Participaram do estudo 14 atletas de futebol categoria sub-14 (14,43 ± 0,16 anos) divididos em 4 defensores, 4 meio-campistas e 4 atacantes, além de dois goleiros não avaliados. A incidência das ações técnicas realizadas foi analisada por meio do teste de qui-quadrado de proporções e do tamanho do efeito ômega, mantendo-se nível de significância em 5%. Os resultados apontam para a ausência de diferenças nas ações técnicas realizadas por jogadores de diferentes posições (p>0,05, tamanho do efeito pequeno). Desta forma, sugere-se que o pequeno jogo 3v3, com equipes compostas por atletas de mesma posição, permite um estímulo geral em relação às especificidades do estatuto posicional, apresentando-se particularmente útil em momentos iniciais da formação esportiva.

Biografia do Autor

Marcelo Vilhena Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Raphael Brito e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Gibson Moreira Praça, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Juan Carlos Pérez Morales, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Mauro Heleno Chagas, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais