Construção e validação do conteúdo do questionário dos conhecimentos e competências do treinador - QCCT

Autores

  • Ricardo Teixeira Quinaud Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Flávia Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daiane Cardoso da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valmor Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n3p318

Resumo

A validação do presente questionário apresenta-se como importante ferramenta para a análise dos conhecimentos e competências de treinadores, bem como melhor entendimento de seu contexto de prática. Para tanto, o objetivo do presente estudo foi estabelecer a validade de conteúdo do Questionário acerca dos Conhecimentos e Competências Funcionais do Treinador Esportivo (QCCT). Participaram do processo de validação cinco especialistas com titulação de doutor há pelo menos 10 anos, experiência acadêmica e periodicidade de publicações com a temática em revista nacionais e internacionais. Os especialistas avaliaram 38 itens do questionário e atribuíram uma nota em uma escala likert de um a cinco para cada item nos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Fez-se o uso do coeficiente de validade (CVC) para determinação do CVCI dos itens e o CVCt do total do instrumento de cada critério, adotando como ponto de corte 0,81. Os resultados aproximados encontrados para clareza de linguagem (0,92), pertinência prática (0,99) e relevância teórica (0,98) apresentaram valores considerados quase perfeitos e apropriados para sua validação. A partir da validação do conteúdo, o QCCT mostra-se como uma importante alternativa para a avaliação dos conhecimentos e competências dos treinadores esportivos.

Biografia do Autor

Ricardo Teixeira Quinaud, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Daiane Cardoso da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Valmor Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais