Revisão sistemática do comportamento sedentário na infância e adolescência: análise do Report Card Brazil 2018

Autores

  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexsandra da Silva Bandeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Priscila Cristina dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luís Eduardo Argenta Malheiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Caroline F. C. de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n4p415

Resumo

Objetivou-se sintetizar estudos que estimaram a prevalência de comportamento sedentário (CS) em crianças e adolescentes. Revisão sistemática conduzida em oito base de dados (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, BIREME, Scielo, and Google Scholar). Os critérios utilizados foram: artigos originais; amostras incluindo crianças e adolescentes; levantamentos de base escolar e populacional; estudos observacionais usando diferentes medida do CS; estudos mostrando a prevalência de pelo menos um componente do CS. Dos 205 estudos incluídos, 104 foram analisados. Houve maior concentração de estudos nas regiões Sul (n=41) e Nordeste (n=18). Os componentes mais investigados foram assistência à TV (n=36) e tempo de tela (n=32). Somente três estudos incluíram dados de crianças com menos de sete anos, e a maioria investigou adolescentes de 10 a 19 anos. A maioria dos estudos usou questionários e apresentou variabilidade no ponto de corte utilizado (de 2 a 4 horas). A prevalência de adolescentes que atendiam às recomendações de CS (<2 horas/dia) variou de 9,4% a 68,0%. A prevalência de adolescentes que assistiam TV (<2 horas/dia) foi de 16,8% a 67,2%. Para o uso de computador, a prevalência variou de 39,1% a 97,7%; e de 47,7% a 98,0% para o videogame. Na maioria dos estudos menos da metade dos adolescentes atendeu às recomendações de CS e de tempo de TV. Por outro lado, mais da metade deles apresentou tempo inferior a duas horas por dia para o uso de computador e videogame.

Biografia do Autor

Kelly Samara da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Alexsandra da Silva Bandeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Priscila Cristina dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Luís Eduardo Argenta Malheiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Caroline F. C. de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão