Acompanhamento longitudinal da atividade física da idade pré-escolar à escolar: o estudo ELOS-Pré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2019v21e59242

Resumo

Objetivou-se verificar se a prática de atividade física na fase pré-escolar (3-5 anos) é preditora desta conduta após o ingresso na fase escolar (5-7 anos). Estudo longitudinal, de base escolar, realizado com 700 crianças avaliadas em 2010 e acompanhadas em 2012, matriculadas em escolas (públicas e privadas) da cidade do Recife, Pernambuco. As variáveis do estudo foram o tempo despendido em jogos e brincadeiras ao ar livre (medida referida pelos pais/responsáveis das crianças por meio de um questionário aplicado em forma de entrevista) e o nível de atividade física (medida objetiva obtida por acelerômetro Actigraph). Esta última medida foi extraída de uma subamostra (n=98) de crianças. Para análise dos dados recorreu-se a regressão logística binária. As crianças que despendiam, em 2010, 60+ minutos/dia neste tipo de atividade apresentaram chance 45% superior de manter este comportamento após o ingresso na fase escolar (OR= 1,45; IC95% 1,02-2,07; p=0,04). Além disso, as crianças que, em 2010, apresentaram medida global do NAF de 300+ counts/minuto apresentaram chance 173% superior de manter este nível de atividade física após o ingresso na fase escolar (OR= 2,73; IC95% 0,98-7,59; p=0,06). Verificou-se que a prática de atividade física na fase pré-escolar é preditora desta conduta após o ingresso na fase escolar. Sugere-se o desenvolvimento de campanhas a fim de informar pais e professores sobre a importância da aderência precoce às recomendações de prática de atividades físicas.

Referências

Hnatiuk JA, Salmon J, Hinkley T, Okely AD, Trost S. A review of preschool children’s physical activity and sedentary time using objective measures. Am J Prev Med 2014;4(4):487-497.

Reilly JJ, Jackson DM, Montgomery C, Kelly LA, Slater C, Grant S, et al. Total energy expenditure and physical activity in young Scottish children: mixed longitudinal study. Lancet 2004;363(9404):211-212.

Kelly LA, Reilly JJ, Grant S, Paton JY. Low physical activity levels and high levels of sedentary behaviour are characteristic of rural Irish primary school children. Ir Med J 2005;98(5):138-141.

Barros SSH, Lopes AS, Barros MVG. Prevalência de baixo nível de atividade física em crianças pré-escolares. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2012;14(4):390-400.

Wanderley Júnior RS, Hardman CM, Oliveira ESA, Brito ALS, Barros SSH, Barros MVG. Fatores parentais associados à atividade física em pré-escolares: a importância da participação dos pais em atividades físicas realizadas pelos filhos. Rev Bras Ativ Fis Saúde 2013;18(2):205-214.

Timmons BW, Leblanc AG, Carson V, Connor Gorber S, Dillman C, Janssen I, et al. Systematic review of physical activity and health in the early years (aged 0-4 years). Appl Physiol Nutr Metab 2012;37(4):773-792.

Tomporowski PD, Davis CL, Miller PH, Naglieri JA. Exercise and children’s intelligence, cognition, and academic achievement. Educ Psychol Rev 2008;20(2):111-131.

Singh JA, Furst DE, Bharat A, Curtis JR, Kavanaugh AF, Kremer JM. 2012 Update of the 2008 American College of Rheumatology recommendations for the use of disease-modifying antirheumatic drugs and biologic agents in the treatmentof rheumatoid arthritis. Arthritis Care Res 2012;64(5):625-639.

Telama R, Yang X, Leskinen E, Kankaanpää A, Hirvensalo M, Tammelin T, et al. Tracking of physical activity from early childhood through youth into adulthood. Med Sci Sports Exerc 2014;46(5):955-962.

Dumith SC, Gigante DP, Domingues MR, Kohl HW 3rd. Physical activity change during adolescence: a systematic review and a pooled analysis. Int J Epidemiol 2011; 40(3):685-698.

Luiz RR, Magnanini MMF. A lógica da determinação do tamanho da amostra em investigações epidemiológicas. Cad Saúde Colet 2000;8(2):9-28.

Trost SG, Loprinzi PD, Moore R, Pfeiffer KA. Comparison of accelerometer cut points for predicting activity intensity in youth. Med Sci Sports Exerc 2011;43(7):1360-1368.

Francis SL, Morrissey JL, Letuchy EM, Levy SM, Janz KF. Ten-year objective physical activity tracking: Iowa Bone Development Study. Med Sci Sports Exerc 2013;45(8):1508-1514.

Cain KL, Sallis JF, Conway TL, Van Dyck D, Calhoon L. Using accelerometers in youth physical activity studies: a review of methods. J Phys Act Health 2013;10(3):437-450.

Lima RA, Barros SSH, Cardoso Júnior CG, Silva G, Farias Júnior JC, Andersen LB, et al. Influence of number of days and valid hours using accelerometry on the estimates of physical activity level in preschool children from Recife, Pernambuco, Brazil. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2014;16(2):171-181.

Kari JT, Tammelin TH, Viinikainen J, Hutri-Kähönen N, Raitakari OT, Pehkonen J. Childhood physical activity and adulthood earnings. Med Sci Sports Exerc 2016;48(7):1340-1346.

Corder K, Winpenny E, Love R, Brown HE, White M, Sluijs EV. Change in physical activity from adolescence to early adulthood: a systematic review andmeta-analysis of longitudinal cohort studies. Br J Sports Med (in press).

Caldwell HA, Proudfoot NA, King-Dowling S, Di Cristofaro NA, Cairney J, Timmons BW. Tracking of physical activity and fitness during the early years. Appl Physiol Nutr Metab 2016;41(5):504-510.

Edwards NM, Khoury PR, Kalkwarf HJ, Woo JG, Claytor RP, Daniels SR. Tracking of accelerometer-measured physical activity in early childhood. Pediatr Exerc Sci 2013; 25(3):487-501.

Kelly LA, Reilly JJ, Jackson DM, Montgomery C, Grant S, Paton JY. Tracking physical activity and sedentary behavior in young children. Pediatr Exerc Sci 2007;19(1):51-60.

Pate RR, Baranowski T, Dowda M, Trost SG. Tracking of physical activity in young children. Med Sci Sports Exerc 1996;28(1):92-96.

Potter M, Spence JC, Boulé N, Stearns JA, Carson V. Behavior tracking and 3-year longitudinal associations between physical activity, screen time, and fitness amongyoung children. Pediatr Exerc Sci 2018;30(1):132-141.

Taylor RW, Murdoch L, Carter P, Gerrard DF, Williams SM, Taylor BJ. Longitudinal study of physical activity and inactivity in preschoolers: the FLAME study. Med Sci Sports Exerc 2009;41(1):96-102.

Jones RA, Hinkley T, Okely AD, Salmon J. Tracking physical activity and sedentarybehavior in childhood: a systematic review. Am J Prev Med 2013;44(6):651-658.

Rauner A, Jekauc D, Mess F, Schmidt S, Woll A. Tracking physical activity in different settings from late childhood to early adulthood in Germany: the MoMo longitudinal study. BMC Public Health 2015;17;15:391.

Sigmund E, Sigmundová D, El Ansari W. Changes in physical activity in preschoolers and first-grade children: longitudinal study in the Czech Republic. ChildCare Health Dev 2009;35(3):376-82.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais