Como o contexto influencia o comportamento técnico e tático de aprendizes: o caso do voleibol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2020v22e59461

Resumo

O estudo comparou o comportamento tático-técnico entre duas situações distintas de jogos reduzidos no voleibol. A amostra constituiu-se de 12 jogos disputados por duplas, sendo 6 praticados em quadras de 3,0m x 3,0m (SIT1) e 6 de 2,0m x 4,5m (SIT2). Assim, comparou-se o comportamento de 12 participantes, com idade média de 16,7 ±1,5 anos e com 3,2 ±1,2 anos de prática.  Os resultados mostraram que na recepção houve melhores resultados no ajustamento e na tomada de decisão na SIT2, enquanto que na SIT1 a eficácia foi mais elevada; no levantamento observou-se que a SIT2 apresentou melhores resultados no desempenho técnico, ajustamento e eficiência, enquanto que na SIT1 a eficácia foi mais elevada; no ataque, na SIT2, observou-se melhores resultados no ajustamento e na tomada de decisão. Conclui-se que as restrições ambientais influenciam nos comportamentos dos aprendizes, evidenciando que contextos ecológicos diferentes oportunizam ações inerentes ao ambiente específico de jogo. 

Referências

Rampinini E, Impellizzeri F, Castagna C, Chamari K, Sassi A, Marcora S. Factors influencing physiological responses to small-sided soccer games. J Sport Sci 2007; 25(6):659-666.

Capranica L, Tessitore A, Guidetti L, Figura F. Heart rate and match analysis in pre-pubescent soccer players. J Sport Sci 2001;19(6):379-384.

Almeida CH, Ferreira AP, Volossovitch A. Offensive sequences in youth soccer: effects of experience and small-sided games. J Hum Kinet 2013; 36(1), 97-106.

Clemente FM, Couceiro M, Martins FM, Mendes R. The usefulness of small-sided games on soccer training. J Phys Educ Sport 2012;12(1):93-102.

Travassos B, Gonçalves B, Marcelino R, Monteiro R, Sampaio J. How perceiving additional targets modifies teams’ tactical behavior during football small-sided games. Hum Mov Sci 2014;38:241–250.

Silva P, Esteves P, Correia V, Davids K, Araújo D, Garganta J. Effects of manipulations of player numbers vs. field dimensions on inter-individual coordination during small-sided games in youth football. Int J Perform Anal Sport 2015;15(2):641–659.

Ric A, Torrents C, Gonçalves B, Torres-Ronda L, Sampaio J, Hristovski R. Dynamics of tactical behaviour in association football when manipulating players’ space of interaction. PLoS One 2017;12(7):e0180773.

Bredt SGT, Morales JCP, Andrade AGP, Torres JO, Peixoto GH, Greco PJ, et al. Space creation dynamics in basketball small-sided games. Percept Mot Skills 2017;1(1):1-15.

Lacono AD, Martore D, Zagatto AM, Meckel Y, Sindiani M, Milic M. Effect of contact and non-contact small-sided games on elite handeball players. J Sport Sci 2016;36(1):14-22.

Timmerman E, Farrow D, Savelsbergh G. The effect of manipulating task constraints on game performance in youth field hockey. Sport Sci Coach 2017;12(5):588-594.

Serra-Olivares J, González-Villora S, Garcia-López LM, Araújo D. Game-based approaches’ pedagogical principles: exploring task constraints in youth soccer. J Hum Kinet 2015;46:251-261.

Costa GCT, Afonso J, Barbosa RV, Coutinho P, Mesquita I. Predictors of attack efficacy and attack type in high-level brazilian women’s volleyball. Kinesiology 2014;46(2):242-248.

Costa GC, Castro HO, Evangelista B, Malheiros L, Greco PJ, Ugrinowitsch H. Predicting factors of zone 4 attack in volleyball. Percept Mot Skills 2017;124(3):621-633.

Ericsson A, Charnes N, Feltovich P, Hoffman R. The cambridge handebook of expertise and expert performance. New York: Cambridge University Press; 2006.

Collet C, Nascimento JV, Ramos V, Stefanello JMF. Construction and validation of a technical-tactical performance evaluation instrument in volleyball. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2011;13(1):43-51.

Porath M, Vieira J, Milisted M, Quinaud R. Level of technical-tactical performance of youth volleyball teams. Motri 2016;12(2):8-17.

Tabachnick B, Fidell L. Using multivariate statistics. 6th ed. Boston: Allyn & Bacon; 2013.

Trajković N, Krističević T, Sporiš G. Small-sided games vs. instructional training for improving skill accuracy in young female volleyball players. ACTA Kin 2017;11(2):72-76.

Salles WN, Collet C, Porath M, Milistetd M, Nascimento JV. Factors associated to performance efficacy of technical-tactical actions in volleyball. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2017;19(1):74-83.

Seifert L, Araujo D, Komar J, Davids K. Understanding constraints on sport performance from the complexity sciences paradigm: an ecological dynamics framework. Hum Mov Sci 2017;56:178-180.

Davids K, Araújo D, Hristovski R, Serre NB, Button C, Passos P. Complex systems in sport. Routledge, Taylor & Francis Group, London, UK; 2014.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos Originais