Relação entre mês de nascimento e estatura de atletas do mundial de futebol sub 17

Autores

  • Eduardo Macedo Penna Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Renato Melo Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Varley Teoldo da Costa Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Bruna Silva Santos Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.
  • Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n5p571

Resumo

O Efeito da Idade Relativa que consiste na vantagem obtida pelo atleta nas­cido mais próximo ao início do ano de seleção, mostra-se uma variável importante para o desenvolvimento de talentos, particularmente, devido aos aspectos maturacionais. Objetivou-se analisar a distribuição das datas de nascimento dos atletas de futebol, parti­cipantes do mundial sub17, e verificar diferenças na estatura dos mesmos. Para isso, foram coletados junto ao site oficial da FIFA os dados referentes aos 1479 atletas inscritos nas últimas três competições (2007, 2009 e 2011). Posteriormente, os dados foram divididos pelo quartil da data de nascimento e também, pela zona de posição do campo. Para a comparação da representatividade proporcional de cada quartil da data de nascimento, foi utilizado o teste de qui-quadrado com correção de Bonferroni. Para a comparação das estaturas por quartil da data de nascimento e setor do campo, utilizou-se a análise de variância ANOVA em esquema fatorial 2x2. Também foi empregada uma análise de correlação de Spearman para a verificação de associação entre as variáveis. Diferenças foram encontradas na distribuição dos quartis da data de nascimento, com predomínio de atletas nascidos no primeiro e segundo quartis da data de nascimento, e nas estaturas dos atletas, sendo que os atletas nascidos no primeiro e segundo quartis da data de nascimento apresentaram estatura média superior. Concluiu-se que o efeito da idade relativa é um fator que pode influenciar a seleção de jogadores de futebol e que influencia a estatura (variável maturacional).

 

Biografia do Autor

Eduardo Macedo Penna, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.

Atualmente é Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do LAPES (Laboratório de Psicologia do Esporte) desde Agosto de 2007. É monitor acadêmico das disciplinas Psicologia do Esporte e das Atividades Físicas I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: futsal, expert performance e Efeito da Idade Relativa.

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH (2006). Mestrado em Ciências do Esporte (Área de Concentração: Treinamento Esportivo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutorando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Atividades Aquáticas, Treinamento Esportivo e Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: fatores intervenientes ao treinamento de nadadores de alto rendimento, contexto do desenvolvimento expert e pesquisa qualitativa.

Varley Teoldo da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é discente do programa de Doutorado em Ciencias do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG. Membro da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE), da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE) e do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Professor Fundador do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES-UNIBH). Na graduação é professor assitente V do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Ministra as disciplinas: Psicologia do Esporte, Futebol de Campo, Futsal. Trabalha também em cursos de pós-graduação stricto-sensu pelo Brasil. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Caça Talentos no Futebol (2011). Possui trabalhos publicados nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol, Futsal.

Bruna Silva Santos, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.

Atualmente cursa o 8º período de Educação Física no Centro Universitário de Belo Horizonte, é treinadora de handebol - Colégio Magnum Agostiniano - Buritis. Atua principalmente no tema, Efeito da Idade Relativa.

Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Laboratório de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, MG. Brasil.

Possui graduação em Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação Física, Área da Psicologia do Esporte - Michigan State University (1987) e doutorado em Educação, Área de Psicopedagogia - University of Ottawa (1998). Atualmente é professor associado 2 e atua no Mestrado/Doutorado em Ciências do Esporte da EEFFTO/UFMG. Tem experiência na área de Educação Física e do Esporte, com ênfase na psicologia do esporte e do exercício. É professor das disciplinas Expertise no Esporte (Pós), Psicologia do Esporte e da Atividade Física I e II (grad.), Ensino de Lutas (Lic.) e Lutas (Bach.). Desenvolve pesquisas na área da expertise no esporte e tem aprofundado seus estudos sobre a emoção, ansiedade, coaching, motivação, comunicação, formação do treinador em diferentes esportes. Coordena o programa da Minas Olímpica - Oficina de Esporte (SEEJ) na modalidade de Taekwondo. Atualmente colabora como Treinador Mental da Equipe Mineira de Taekwondo da Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos Originais