Talk test como método para controle da intensidade de exercício

Autores

  • Leonardo De Lucca Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Guilherme Weiss Freccia Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Adriano Eduardo Lima E Silva Universidade Federal de Alagoas. Grupo de Pesquisas em Ciências do Esporte. Maceió, AL. Brasil.
  • Fernando Roberto De Oliveira Universidade Federal de Lavras. Departamento de Educação Física. Lavras, MG. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n1p114

Resumo

O Talk Test ou limiar de conversação é um método simples e não-invasivo para controle da intensidade de exercício. O pressuposto básico de tal método é que, em determinadas intensidades de exercício, o indivíduo não pode mais manter uma conversa confortável e que a ventilação e outras respostas fisiológicas estão associadas a essa inabilidade. Com isso, alguns limiares de transição fisiológica (LTF) podem ser determinados de maneira indireta através da dificuldade na fala. Estudos passaram a explorar esta alternativa investigando a sua relação com variáveis fisiológicas e psicofísicas, bem como evidências de validade de aplicação para várias populações principalmente nas últimas duas décadas, onde nota-se crescente atenção da comunidade científica. O objetivo desta revisão é trazer informações relevantes sobre os estudos que utilizaram a dificuldade na fala como estimativa de limiares de transição fisiológica e intensidades de esforço em distintas populações. São apresentados aspectos como o controle fisiológico da fala em repouso e durante o exercício, contextualização do limiar de conversação, delineamentos metodológicos utilizados e as relações entre o Talk Test e os limiares de transição fisiológica. A revisão foi feita a partir de buscas de artigos específicos referentes ao tópico na base de dados Medline, Lilacs e Sportsdiscuss, sendo complementado com a produção recente de nosso grupo de pesquisa. Conclui-se que a dificuldade na produção de fala pode predizer limiares fisiológicos e delimitar zonas de segurança para exercício aeróbio para diversas populações, com estudos demonstrando ressalvas quanto ao protocolo de exercício e variáveis analisadas.

Biografia do Autor

Leonardo De Lucca, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.

Laboratório de Pesquisa em Desempenho Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, SC, Brasil

Guilherme Weiss Freccia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.

Laboratório de Pesquisa em Desempenho Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, SC, Brasil

Adriano Eduardo Lima E Silva, Universidade Federal de Alagoas. Grupo de Pesquisas em Ciências do Esporte. Maceió, AL. Brasil.

Grupo de Pesquisas em Ciências do Esporte, Universidade Federal de Alagoas, AL, Brasil.

Fernando Roberto De Oliveira, Universidade Federal de Lavras. Departamento de Educação Física. Lavras, MG. Brasil.

Núcleo de Estudos do Movimento Humano, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG, Brasil

Downloads

Publicado

2011-12-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão