Intervenção interdisciplinar na composição corporal e em testes de aptidão física de crianças obesas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n2p134Resumo
A mudança no estilo de vida é um importante fator de tratamento e prevenção da obesidade infantil. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercício físico baseado em atividades lúdicas e orientação nutricional na composição corporal e no desempenho em testes de aptidão física de crianças obesas. Fizeram parte do estudo 44 crianças com idades entre 8 e 11 anos divididas em dois grupos: grupo intervenção (n=22) e grupo controle (n=22) pareados por sexo e idade. Mensuraram-se antes e após 12 semanas do programa: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, supra-ilíaca, abdominal e de panturrilha medial), perímetros (abdominal, de braço, de panturrilha e de quadril) e desempenho em testes de flexibilidade, flexão abdominal e preensão manual. O grupo controle não participou da intervenção. Trinta e duas crianças completaram o estudo (16 em cada grupo). O grupo intervenção apresentou redução significativa do índice de massa corporal, das dobras cutâneas do tríceps, subescapular, abdominal, do perímetro do braço e da soma das dobras do tronco. Houve aumento significativo da força de preensão manual direita e abdominal. O grupo controle apresentou aumento significativo da massa corporal, do perímetro abdominal, da dobra cutânea subescapular, da panturrilha, da soma das dobras do tronco, da soma das dobras dos membros e dos perímetros do braço e da panturrilha medial, e redução no desempenho de força de preensão manual direita. Pode-se concluir que o programa foi efetivo em reduzir a quantidade de gordura corporal e aumentar os níveis de aptidão física das crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY